sexta-feira, 13 de maio de 2011

A vida urbana e genética



Disciplina: Genética

Postado por: Aline Alves, Emanuele Maciel, Janaina Maria, Josiane Barbosa, Keila Cristina, Sara Gladys, Thamara Cristina.


A vida corrida dos moradores de áreas urbanas tem suas vantagens e desvantagens, pois essa correria pode causar vários danos à saúde devida a uma má alimentação, como por exemplo, alimentos ricos em gorduras tais como carne vermelha, frituras, molhos com maionese, leite integral e derivado, bacon, presuntos, salsichas, lingüiça, mortadela e outros.

Esses tipos de alimentos, se consumidos regularmente, parecem fornecer o tipo de ambiente que uma célula cancerosa necessita para crescer, se multiplicar, e se disseminar associando ao processo de desenvolvimento de câncer principalmente câncer de intestino que é um importante problema de saúde publica ele é o terceiro câncer mais comum entre homens e mulheres com exceção do câncer de pele.

O câncer é uma doença genética e hereditária cuja iniciação e progressão envolvem passos nos quais o DNA acumula uma serie de mutações. Em geral, as mutações incluem alterações de seqüência, perdas, ganhos rearranjos cromossômicos. O câncer de intestino se origina nas porções inferiores do trato digestivo, também conhecidos como intestino grosso, o cólon e o reto absorvem a água e vitaminas dos alimentos digeridos e alem disso compactam os restos em fezes que são eliminadas do corpo através do ânus.

Alguns sintomas ou sinais podem denunciar a presença de tumores de cólon e reto: sangramento anal, eliminação de muco junto com as fezes, modificação do ritmo de evacuações, dores localizadas nos trajetos do intestino grosso, aumentos localizados no abdome.

Existe uma parte da população chamada de "população de risco"; são aqueles indivíduos que tem ou tiveram familiares com tumores do aparelho digestivo ou mais exatamente do intestino grosso. Esses deveriam se submeter a uma colonoscopia para esclarecer a causa dos sinais ou sintomas já relatados.

Portanto, para diminuir o risco de câncer no intestino é necessário adotar algumas medidas: fazer atividade física na maioria dos dias da semana; uma alimentação rica em fibras (frutas, vegetais e grãos) e pobres em gorduras animais; evitar fumar; evitar o consumo de bebidas alcoólicas e, como prevenção mais importante realizar exames anuais, após os 50 anos, para detecção precoce e tratamento de pólipos.


Fonte:

http://www.quimioral.com.br/sc/quimioral/images/menu_lateral/cancer/mitos_verdades/coloretal/10_15.pdf



Um comentário:

  1. Meninas, o trabalho está adequado, porém corrijo uma questão de conceito que é o seguinte: todo câncer é genético, como discutimos em aula, porque trata-se de alterações no DNA,porém nem todo câncer é hereditário. O que se herda são os genes de susceptibilidade ao câncer. O tipo de herança envolvido na maioria dos canceres é multifatorial, ou seja, envolve genes e ambiente. Regina Genética

    ResponderExcluir