sexta-feira, 13 de maio de 2011

Efeitos do chá verde em relação do controle da obesidade




Disciplina:Bioquímica

Postado por: Aline Alves, Emanuele Maciel, Janaina Maria, Josiane Barbosa, Keila Cristina, Sara Gladys, Thamara Cristina.


As tendências de transição nutricional ocorridas neste século, em diferentes países no mundo, convergem para uma dieta rica em gorduras saturadas, açúcares e alimentos refinados, e com baixo teor de carboidratos complexos e fibras, também conhecida como dieta ocidental. Porém, devido à ampla divulgação pela imprensa no que diz respeito à alimentação e saúde, a preocupação da sociedade com os alimentos tem aumentado de forma exponencial.

O chá verde possui efeitos sobre o controle e prevenção da obesidade. Um dos principais componentes químicos presente no chá verde são os polifenóis (substâncias caracterizadas por possuírem uma ou mais hidroxilas ligadas a um anel aromático. Logo, são fenóis, porém podem apresentar um ou mais grupos hidroxila e mais de um anel aromático), a maioria dos polifenois do chá verde se apresentam como flavanóis, e dentre estes, predominam as catequina (um fitonutriente da família dos polifenóis, que tem uma forte ação antioxidante. Está presente de forma natural em alguns alimentos). Um dos efeitos benéficos do chá verde é a redução d4e gordura corporal. Evidencias sugerem que o extrato de chá verde contem 25% de galato de epigalocatequina (GEGC) e possa reduzir o apetite e aumenta o catabolismo de gorduras. As doses de chá verde que surtem tais efeitos variam em torno de 2 a 3 copos por dia, equivalente a, aproximadamente, 240 a 320mg de polifenóis.

O consumo da bebida contendo altas concentrações de catequinas inibe a peroxidação lipídica e promove alterações diminutivas na concentração de LDL modificada por malondialdeído (LDL-MAD), um marcador para a doença cardiovascular aterosclerose. Além disso, a ingestão de catequinas reduz a gordura corporal, sugerindo que as catequinas contribuem para a prevenção de várias doenças relacionadas ao estilo de vida, particularmente a obesidade.

Entre os efeitos adversos do chá verde, o consumo, por 5 anos, de chá obtido diariamente de 65g de folhas, pode levar a disfunção hepática, a problemas gastrointestinais como constipação e até mesmo, à diminuição do apetite, insônia, hiperatividade, nervosismo, hipertensão, aumento dos batimentos cardíacos e irritação gástrica.


Fonte:

Acesso dia 09/05/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário