sexta-feira, 13 de maio de 2011

Causas e conseqüências do álcool e cigarro na gravidez



Disciplina: Embriologia

Postado por: Aline Alves, Emanuele Maciel, Janaina Maria, Josiane Barbosa, Keila Cristina, Thamara Cristina, Sara Gladys.


Em decorrência das mudanças comportamentais e sociais de grande parte das mulheres, tem-se observado um grande aumento do numero de mulheres tabagistas, alcoólicas e usuárias de drogas, sendo que o abuso e dependência de drogas é um problema de saúde urbana, pois gera conseqüências sociais e na saúde dos indivíduos, pois além de afetar o seu próprio bem estar físico, emocional e social, seu comportamento também pode afetar o bem estar da sua família e sociedade. Sabe-se que tal consumo por mulheres gestantes, pode apresentar danos não só a mãe, mas também ao seu bebe, ainda em fase de desenvolvimento, que poderá ter seu futuro comprometido, causando lesões não apenas em aspectos físicos, mas também comportamentais.

O cigarro é composto por mais de 4000 substâncias, dentre elas a nicotina, que é a principal causadora do vício. Das substâncias tóxicas presentes no cigarro, quase todas atrapalham de alguma forma no desenvolvimento do feto. Dentre várias outras complicações obstétricas que podem ocorrer em gestantes tabagistas, foi observado: abortamento espontâneo, líquido amniótico meconial associado a sofrimento fetal agudo, trabalho de parto prematuro, deslocamento prematuro da placenta, gravidez tubária (aumenta o risco em duas vezes), entre outras complicações. As complicações neonatais mais comuns são: crescimento intra-uterino retardado, diminuição do peso fetal, síndrome da angustia respiratória e outros. As mães também desmamam seus filhos mais cedo, devido a ação da nicotina, pois os níveis do hormônio responsável pela produção do leite(prolactina),são diminuídos.O consumo de álcool também pode ocasionar inúmeras alterações no desenvolvimento fetal,constituindo um quadro grave,denominado síndrome alcoólica fetal(SFA).O álcool pode ,inclusive,levar a abortos espontâneos e partos prematuros.O dano causado é proporcional a quantidade de álcool ingerida pela gestante, a freqüência e padrão deste consumo e ao estágio da gestação.Isso tudo acontece, porque o álcool atravessa a membrana placentária,atingindo o embrião facilmente.A criança com SFA pode apresentar:baixo peso ao nascer,dificuldade para comer e dormir,problemas de visão e audição, alterações faciais, déficit neurocognitivos e comportamentais. As alterações neurológicas mais comuns são: hiperatividade, impulsividade, déficit de atenção, aprendizado e memória, dentre outros.

Fica claro que o consumo de álcool e cigarro durante a gestação, pode trazer muitos malefícios não somente a quem utiliza, mas também a outro ser ainda em desenvolvimento. Diante dessa situação, é notável a necessidade de certas intervenções dos profissionais que fazem assistência materno-infantil, orientado as dependentes, destacando os malefícios do uso do álcool e do cigarro, sobre sua saúde e a do concepto, que podem implicar dificuldades presentes e futuras.


Fonte:

http://apps.einstein.br/revista/arquivos/PDF/1880-Einsteinv8n4pg461-466.pdf

http://www.unisa.br/graduacao/biologicas/enfer/revista/arquivos/2002-466.pdf





Um comentário:

  1. olha que bacana saber disso pq minha filha esta gravida e fuma muito....vou mostrar para ela esse documentario p ver se ela cria juizo!

    ResponderExcluir