terça-feira, 10 de maio de 2011

Anabolizantes x Saúde


Disciplina: Bioquimica
Por: Alexandre Guedes,Eriane Damasia, Danielle C.Karine Carlos,Livia Àlvares, Marina Carvalho





Esteróides androgênicos anabólicos são recursos ergo gênicos comumente utilizados por atletas em busca de melhores desempenhos. Entretanto, o uso destas substâncias por indivíduos não atletas, para fins estéticos, vêm se tornando um problema crescente em academias e centros esportivos. Esta conduta tem favorecido o uso indiscriminado e abusivo destes esteróides, expondo seus usuários a riscos de saúde. Os esteróides anabolizantes são um subgrupo dos andrógenos, ou seja, compostos sintéticos derivados da testosterona, desenvolvidos para fins terapêuticos, porém, estas substâncias também passaram a ser utilizadas no esporte, com o objetivo de melhora no desempenho físico, devido a sua grande propriedade anabólica e reduzido efeito androgênico. Portanto, são as propriedades anabólicas que promovem os efeitos desejados pelos atletas, melhorando desta forma o desempenho físico.
São usados como medicamentos para tratamento de pacientes que não produzem quantidade suficientes de Testosterona como por exemplo: Durasteton®, Deca-Durabolin®, Androxon®.
Os principais usuários dessas drogas são os atletas, porém o uso também está espalhando-se entre os não–atletas que buscam um corpo "sarado" . Os homens são ainda os maiores usuários, mas esse uso vem crescendo entre as mulheres.
Podem ser usadas na forma de comprimidos, cápsulas, ou como injeção intramuscular.
Ainda em altas doses, os usuários podem desenvolver comportamentos como: euforia, aumento da energia, alteração de humor, distração, esquecimento e confusão. Esses usuários podem cometer atos agressivos como luta física, roubo, ou utilizar a força para obter alguma coisa.
os usuários dessas drogas para fins estéticos chegam a utilizar de 10 a 100 vezes mais a dose médica recomendada e normalmente misturam dois ou mais diferentes anabolizantes, oral e/ou injetável e algumas vezes utilizam compostos veterinários, agem dessa forma porque acreditam que a mistura de vários compostos possa dar um efeito maior sobre os músculos.
Na tentativa totalmente errônea de prevenir o aparecimento de efeitos indesejáveis, alguns usuários tomam medicamentos anti-hipertensivos e também medicamentos anti-câncer.
Usuários que injetam esteróides anabolizantes com técnicas inadequadas e não estéreis (livre de contaminação), ou dividem agulhas contaminadas com outros usuários, correm o risco de contrair infecções como HIV, hepatite B e C.
Para os que já vêm tomando altas doses dessas drogas há muito tempo e com sintomas de dependência, nem sempre é fácil parar de usar. Quando param podem sentir fadiga, perda de apetite, insônia, redução do desejo sexual, e até mesmo depressão, necessitado assim de acompanhamento psicológico.

Fonte :

http://pesquisa.bvsalud.org/regional/resources/lil-495009
http://www.unifesp.br/dpsicobio/cebrid/quest_drogas/esteroides_anabolizantes.htm
http://filhosdapauta-kennedy.blogspot.com/2011/04/anabolizantes.html
http://meublogsaude.blogspot.com/2010/11/anabolizantes-e-sua-saude.html
http://fisiodicampos.blogspot.com/2011_04_01_archive.html

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Grupo: Aline Alves,Emanuele Maciel,Janaína Maria,Josiane Barbosa,Keila Cristina,Sara Gladys,Thamara Cristina.


    A postagem acima relata as principais consequências maléficas da utilização de anabolilzantes para ganho de massa muscular. Contudo, anabolizante significa uma substância que faz o anabolismo, isto é, faz com que ocorra o crescimento no organismo. Eles são substâncias que conseguem aumentar a velocidade do metabolismo do corpo. Depois de entrar no organismo, os esteróides invadem certas células (como as musculares e as do fígado) e provocam alterações bioquímicas. Nos músculos, além de reter líquidos, os anabolizantes aceleram a atividade metabólica. As drogas incrementam o anabolismo, que ocorre após a atividade física, em que o corpo repõe a energia e reconstrói as células degeneradas. Se o sujeito pegar pesado na academia, pode ganhar até oito vezes mais massa muscular do que um malhador normal.
    Como temos visto a busca de corpos perfeitos à base de anabolizantes está levando jovens, homens e mulheres de aparência saudável a um vício muitas vezes sem volta. Sabe-se que vem crescendo o número de consumidores da droga e que o problema já está sendo visto como um caso de saúde pública. No caso da musculação, a noção de que aumentos significativos de massa muscular são impossíveis sem o uso de drogas contribui para agravar a situação. O que ocorre é que todas as pessoas apresentam progresso com treinamento bem orientado e alimentação adequada, mas algumas têm potencial para massa muscular muito maior do que outros. Apesar de que as drogas anabolizantes podem sem dúvida favorecer o crescimento dos músculos, elas não são formadoras de campeões.
    Infelizmente, sem qualquer tipo de controle o medicamento, apesar de ser proibido, é oferecido principalmente em academias de ginástica. O efeito de um corpo saudável com os anabolizantes é apenas aparente. Está provado que seu uso só gera danos à saúde. O charlatanismo é muito grande nesse meio, as pessoas receitam o produto como se soubessem tudo sobre ele. Quem compra está pagando pelo sonho de um corpo perfeito, mas, trata-se de uma ilusão porque os problemas ocasionados são muitos e podem ser irreversíveis. Em muitos casos, o nível de comprometimento das funções é tão grande que não há opção de cura. Por tantos riscos e inconvenientes, o uso indiscriminado de anabolizantes deve ser desencorajado, banido do meio esportivo e social. Sendo que a grande arma capaz de resolver esse problema são as campanhas educativas.

    ResponderExcluir