sexta-feira, 13 de maio de 2011

AIDS: Um problema de saúde urbana



Disciplina: Epidemiologia


Postado por: Aline Alves, Emanuele Maciel, Janaína Maria, Josiane Barbosa, Keila Cristina, Sara Gladys, Thamara Cristina.


Nos últimos anos, o Brasil sofreu uma mudança de perfil epidemiológico, com um declínio da mortalidade infantil, o aumento da expectativa de vida, e o declínio das doenças infectocontagiosas como: AIDS, Tuberculose, Hanseníase em relação ás crônicas.

Porém, com a mudança de hábito da população, principalmente a liberação sexual, fez com que se elevasse o número de portadores de HIV, no qual ocorreu um agravamento dessa epidemia transformando seu controle em um problema de saúde pública, não apenas por sua alta incidência e prevalência, mas por suas consequências, como as complicações psicossociais e econômicas, que ao longo do tempo fez com que a AIDS mudasse o seu perfil epidemiológico, que inicialmente era restrita a alguns grupos, como os homossexuais, usuários de drogas, principalmente do sexo masculino e predominava nos grandes centros urbanos. Atualmente, fala-se em comportamento de risco e não mais em grupo de risco, pois o vírus passou a se espalhar de forma geral, não mais se concentrando apenas nesses grupos específicos, hoje se percebe um aumento substancial de casos em mulheres, aumento da transmissão por contato heterossexual e difusão geográfica da doença a partir dos grandes centros urbanos em direção aos municípios de médio e pequeno porte do interior do país.

Entretanto, apesar da mudança desse perfil, nota-se crescente aumento da sobrevida dos casos de AIDS no Brasil. Até o começo da década de 1990, a AIDS era considerada uma doença que levava à morte em um prazo relativamente curto. Porém, com o surgimento do coquetel (combinação de medicamentos responsáveis pelo atual tratamento de pacientes HIV positivo) as pessoas infectadas passaram a viver mais. Mas o estigma relacionado à violência ou o medo da mesma, impede muitas pessoas a procurarem o teste, transformando o que poderia ser uma doença crônica controlável em uma sentença de morte fazendo com que se perpetue a propagação do HIV.


Fonte:

http://www.scielo.br/pdf/rsbmt/v34n2/a10v34n2.pdf

http://www2.aids.gov.br/data/documents/storedDocuments/%7BB8EF5DAF-23AE-4891-AD36-1903553A3174%7D/%7B05A8F5BF-AB51-46DC-B9FD-A35B4823EE61%7D/A%20epidemia%20de%20AIDS%20no%20Brasil,%201991-2000%20-%20descri%E7%E3o%20espa%E7o-temporal.pdf

Links de interesse:

http://www.aids.gov.br/

http://www.aids.gov.br/publicacao/boletim-epidemiologico-2010


Um comentário:

  1. nossa....como é bom saber que existem pessoas tão cultas e inteligentes no mundo!e olha q AIDS é um problema social que todos tentam ocultar...parabéns!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir