Algumas pessoas utilizam as substâncias modificadoras do humor em uma tentativa de lidar com os desafios da vida; talvez à procura de algo que possa completar ou dar sentido a sua existência. De modo geral, as pessoas que abusam de substâncias, são incapazes de identificar e implementar os comportamentos de adaptação e utilizam tabaco, medicamentos prescritos (ou de venda livre) e álcool. Geralmente, elas usam isoladamente ou em conjunto com outras drogas, em uma tentativa ineficaz de lidar com as pressões, tensões e imposições da vida.
O abuso de substância é encontrado em todos os ambientes clínicos. A intoxicação e a abstinência são dois problemas comuns do abuso de substâncias. Com o passar do tempo, desenvolvem-se problemas fisiológicos, emocionais, cognitivos e comportamentais como consequência do uso contínuo da substância. Esses problemas geram sofrimento para a pessoa e para a família. A fumaça do cigarro prejudica diretamente o funcionamento do sistema coração-pulmão. Com o passar do tempo e com o envelhecimento os alvéolos pulmonares vão sendo cimentados pelos componentes da fumaça do cigarro, deixando de fazer sua função. O organismo então passa a ter menor oxigenação dos tecidos, resultando em maior facilidade de cansaço para o fumante. O cigarro também causa inúmeros danos ao coração, tal como infarto.
A relação entre saúde e religião, é que a segunda contribui para que um ser carente dê um sentido a vida, é seu papel principal organizar e harmonizar. A saúde se torna algo indispensável, é uma fonte de equilíbrio, para aquele ser humano que presa a vida.A doença é percebida como uma desordem,como algo inexplicável,sem sentido,e tem uma enorme relação com a morte.Assim a religião é uma das principais ferramentas em busca da saúde.O medo do caos impulsiona o homem em direção ao cosmos , na busca de um poder sagrado capaz de colocar ordem e significado na vida.
Apesar de cumprir funções diferentes, a religiosidade surge como um poderoso fator protetor, mostrando sua importância quando se trata do consumo de tabaco. A religiosidade inclui valores morais que tem por fim o respeito e a preservação da vida. Além disso, ela gera a crença na existência de um Ser Superior, cujas leis visariam sempre ao bem-estar do indivíduo, sugerindo cuidados físicos e mentais, associados ao não uso de cigarros e outras drogas, favorecendo assim um envelhecimento saudável para o corpo e para a mente. CORPO COM SENTIDO É UM CORPO SAUDÁVEL.
- ANDRADE.G,RODRIGUES.G,TORRE.A,BRASIL.M,A Religiosidade / Espiritualidade como Influência Positiva na Abstinência, Redução e/ou Abandono do Uso de Drogas, REVER - Revista de Estudos da Religião ISSN 1677-1222, v. 10, n. 1 (2010)
- Texto de Carolina Teles Lemos. Religião e saúde: Em busca de uma vida com sentido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário