Referente a disciplina de Metodologia de Pesquisa
Postado por: Jeane Sales Silva,Alessandra Ferraz Linhares,Marcos Renato Ribeiro da Hora,Matheus Silva Monteiro,Izabela Maria Souza Melo,Raquel Canguçu Silva,Rafaela Cristina de Oliveira Rodrigues e Renan Roberto Sandim.
Alunos do curso de Fisioterapia_2° período
A reabilitação cardiovascular de acordo com a Organização Mundial de Saúde(OMC) é um conjunto de atividades necessárias para garantir aos pacientes portadores de doenças cardiovasculares as melhores condições sociais,mentais e físicas possíveis,para que possam alcançar com seu próprio esforço uma vida normal e produtiva.Estes programas são uma realidade em países desenvolvidos e contam com um equipe interdisciplinar que composta por vários profissionais.
O estudo que foi feito procura conhecer o modelo de atuação da fisioterapia em reabilitação cardiovascular no Brasil, o perfil do fisioterapeuta que trabalha com a reabilitação cardiovascular e o perfil administrativo dos serviços.
O artigo analisado possui um resumo muito completo, onde especifica quais as pessoas que foram analisadas, como elas foram analisadas e o porquê dessa análise. Nesta parte já encontramos um viés, pois o número de pessoas analisadas foi muito baixo.
Este estudo é do tipo transversal (pois foi feita uma medida por meio de levantamentos em certa população, analisados num período de 12 meses), a amostra analisada foram 67 voluntários (dentre estes 37 eram fisioterapeutas) que responderam um questionário, composto por 52 questões, pela internet. O questionário em si acaba por se tornar um viés do estudo, pois, a grande quantidade de perguntas acaba por tirar o interesse do profissional em respondê-lo.
Mair,V.;Yosshimori,D. Y. ; Junior, G. C.; Castro,S. S.; Avino, R.; Buffolo, E.; Branco J.N.R Perfil da fisioterapia na reabilitação cardiovascular no Brasil. Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, v.15, n.4, p.333-8, out./dez. 2008.Disponível em : http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/fpusp/v15n4/03.pdf Acesso em:29/10/2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário