Disciplina: Cinesiologia
Período: 2º
Postado por: Henrique Santos, Daniella Montes, Paulo Alberto, Daniel Ribeiro, Marina Mello, Maira Aline e Carolina Gonçalves.
A Academia Americana de Ortopedia conceitua o desequilíbrio muscular como uma desordem do sistema músculo-esquelético, os movimentos corporais resultam de cadeias musculares e, quando há alterações posturais, o organismo se reorganiza em cadeias de compensação procurando uma resposta adaptativa a esta desarmonia. Desse modo, a repetição de determinados tipos de atividade com posições e movimentos habituais provoca um processo de adaptação orgânica que resulta em efeitos ruins para o corpo, com alto potencial de desequilíbrio muscular. Adicionalmente, os gestos específicos do esporte e os erros na técnica de execução dos movimentos podem aumentar a prevalência de lesões.
Muitos surfistas amadores passam horas ininterruptas dentro da água, remando em busca de ondas perfeitas, procurando aperfeiçoar suas manobras, mas a prática do surfe, assim como a de outros esportes radicais, leva a sobrecargas nas estruturas do corpo humano. Como exemplo destas sobrecargas, temos o problema de dores lombares, essa é a maior queixa em relação a dores musculares entre surfistas. É notável a despreocupação e o não conhecimento dos atletas amadores em relação à prevenção de lesões, a falta ou a má execução dos alongamentos antes e depois do exercício físico, exemplifica isso. A fisioterapia é bastante importante na prevenção de lesões e conscientização corporal aos praticantes de esportes radicais. Muitas vezes, as pessoas enxergam a fisioterapia como tratamento de lesões, mas a atuação primária, na prevenção, é um papel desempenhado pelo fisioterapeuta e muito benéfico.
Links de interesse
Vídeo sobre a atuação de um fisioterapeuta no Mundial de Skate Vertical:
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/VeraoEspetacular/0,,MUL1518576-16384,00.html
Referências científicas:
http://junic.unisul.br/2007/JUNIC/pdf/0233.pdf
http://www.fpjournal.org.br/doi/doi424pt.htm
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/VeraoEspetacular/0,,MUL1518576-16384,00.html
Referências científicas:
http://junic.unisul.br/2007/JUNIC/pdf/0233.pdf
http://www.fpjournal.org.br/doi/doi424pt.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário