sexta-feira, 16 de abril de 2010

Colesterol Bom e Atividades Físicas

Disciplina: Bioquímica
Período: 2º
Postado por: Daniella Montes, Henrique Santos, Paulo Alberto, Daniel Ribeiro, Marina Mello, Maira Aline e Carolina Gonçalves



“Fontes de uma vida saudável”...
As transações econômicas, a urbanização e a industrialização, trouxeram grandes mudanças nos hábitos de vida e alimentar das pessoas atuais.
Um comportamento nutricional adequado somado as atividades físicas são importantes tanto para uma boa saúde quanto para um bom desempenho físico. As quantidades de macronutrientes disponíveis na dieta devem satisfazer as necessidades fisiológicas normais dos indivíduos sadios ou não, da forma mais equilibrada possível prevenindo o surgimento de doenças. Por outro lado uma dieta rica em lipídeos e colesterol pode apresentar um papel importante no desenvolvimento de várias doenças como, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial e vasocerebrais.

O que é o colesterol?
Uma gordura sanguínea fundamental no processo de síntese de hormônios e na composição da membrana das células. O colesterol é importante para o organismo, porém quando em excesso, contribui para a ocorrência de vários problemas entre eles o infarto e o derrame.

As principais gorduras sanguíneas e seus efeitos no organismo:
HDL (Lipoproteína de alta densidade): Promove a saúde, pois ajuda a “varrer” o mal colesterol do interior das artérias.
LDL (Lipopreteína de baixa densidade) e VLDL (Lipoproteína de muito baixa densidade): são partículas que prejudicam a saúde. A reação química pela qual passam facilitam a deposição dessas substâncias nos vasos.

Exercícios físicos orientados pela fisioterapia:
Para manter o nível seguro do colesterol benéfico á saúde, além de mudar o hábito alimentar é muito importante também a prática de exercícios físicos, pois além de proteger o coração enrijecer os músculos e aumentar o condicionamento físico, os exercícios também colaboram para o controle do colesterol. Pois enquanto diminuem os níveis de LDL(colesterol ruim) os exercícios ajudam a elevar o HDL (colesterol bom).
Essa alteração nos índices de colesterol, provocada pela atividade física, ocorre porque, durante o exercício a circulação sanguínea aumenta ativando o fluxo de sangue nas veias e artérias. Isso evita que as gorduras, os triglicérides e o LDL se instalem e se acumulem nas paredes das artérias. Ao evitar o acumulo de gordura, o coração fica protegido de um dos fatores de risco mais perigosos, a aterosclerose. Os exercícios também alteram a produção de enzimas que controlam os níveis de colesterol no sangue. Então, para quem quer deixar o sedentarismo de vez, aí está mais um bom motivo.


Referência Bibliográfica

Nenhum comentário:

Postar um comentário