domingo, 25 de abril de 2010

QUALIDADE DE VIDA EM INDIVÍDUOS PORTADORES DA SÍNDROME PÓS-POLIO


Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada a Fisioterapia
Período: 2º
Postado por: Aline Cristina Silva Diniz, Cleise Cibele de Sousa, Lívia da Costa Brêtas, Raquel Rodrigues Sátiro, Thiago dos Santos Bárbaro e Thiago Silva Rodrigues


A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil quando ataca crianças, é uma infecção viral causada pelo poliovírus. A doença pode ser moderada ou severa. Nos casos mais graves a poliomielite pode levar à paralisia e morte. Caracteriza-se por apresentar um quadro febril agudo, seguido de deficiência motora de intensidade variável, assimétrica, flácida, sem alteração da sensibilidade. Raramente o paciente pode apresentar distúrbios circulatórios e respiratórios. O dano mais intenso é observado em neurônios da medula espinhal e do Bulbo.

Na década de 80, após o conhecimento da história de milhares de pessoas com os mesmos sintomas na fase tardia da pólio, a comunidade médica adotou o nome de Síndrome Pós-Poliomielite (SPP), e como medida de controle da poliomielite, a ampliação das coberturas vacinais por meio de campanhas de vacinação em massa, em todo o território nacional, utilizando-se a vacina oral Sabin, uma grande vantagem da vacina oral de Sabin, especialmente em países menos desenvolvidos, é a sua facilidade de administração que deve ser tomada em três doses, com 6 a 8 semanas de intervalo.

Os indivíduos com pós-poliomielite freqüentemente experimentam um aumento cada vez maior na dificuldade de executar suas atividades diárias devido à presença de dor, nova fraqueza e fadiga, destacando-se entre elas as atividades relacionadas com a mobilidade, execução de higiene pessoal, estilo de vida e emprego.
Com o aumento da fraqueza, dor e fadiga, os mecanismos compensatórios usados são freqüentemente incompletos, afetando a habilidade do indivíduo em executar suas atividades da vida diária.

A Fisioterapia na água comumente chamada de hidroterapia, quase sempre, é o método de escolha de exercícios para pacientes de pós-pólio. Concluiu-se que, quando somada a outras técnicas de fisioterapia, propicia a melhora da resistência muscular, escala de locomoção, equilíbrio, coordenação e resistência, devido às propriedades físicas da água, a movimentação voluntária e adoção das diversas posturas podem ser facilitadas e os exercícios de alongamento muscular podem ser realizados com alívio da dor. Além disso, a liberdade de movimento proporciona alegria e satisfação, porque os pacientes são capazes de realizar atividades que podem não ser possíveis em terra devido à ação da gravidade.





Referência Bibliográfica:

ROSA, L.N; CUNHA, M.C.B; FRANCO, R.C. Qualidade de Vida em indivíduos portadores da síndrome pós-polio. Arq.Med.ABC.vol.01,nº31, p.18-22 .2006

2 comentários:

  1. Link: http://www.scielo.br/pdf/rsp/v40n5/29.pdf

    Link: http://lildbi.bireme.br/lildbi/docsonline/lilacs/20090700/648_RBN-45-2-2009-Perfil_clinico_e_funcional_de_pacientes_com_Sindrome_Pos-Polio.pdf

    As duas pesquisas acima relatam um pouco mais sobre a doença e como a Fisioterapia é importante para os pacientes terem uma melhor reabilitação e qualidade de vida..
    Tambem achamos dois videos relacionados muito interessantes.
    Video1: http://www.youtube.com/watch?v=GnFLZ_JFk-g

    Video2: http://www.youtube.com/watch?v=TeCRRhPMD0g

    ResponderExcluir