terça-feira, 27 de abril de 2010

A Atuação da Fisioterapia na prevenção e promoção da saúde em doenças cardiovasculares

Disciplina: Epidemiologia
Período: 2º
Postado por: Aline Cristina Silva Diniz, Cleise Cibele de Sousa, Lívia da Costa Brêtas, Raquel Rodrigues Sátiro, Thiago dos Santos Bárbaro e Thiago Silva Rodrigues




As doenças cardiovasculares contribuem significativamente, como grupo causal, para a taxa de mortalidade em todas as regiões brasileiras. Além disso, constituem uma das principais causas de permanência hospitalar prolongada e são responsáveis pela principal alocação de recursos públicos em hospitalizações no Brasil. Sendo assim, são necessárias medidas e programas de prevenção das doenças cardiovasculares. A fisioterapia pode contribuir grandemente com suas técnicas para tal fato.

Primeiramente é necessário saber quais são as causas que levam ao desenvolvimento de tais doenças. Em pesquisa ao artigo a escolaridade baixa é um fator de risco para tal fato, assim como a renda, o tipo de profissão, além das condições de habitação. De acordo com os dados epidemiológicos da década passada o sedentarismo no trabalho ainda é o maior fator de risco para o desenvolvimento da doença.

Pensando nisso, a fisioterapia vem nessa década elaborando projetos de terapias em ambientes de trabalho. Práticas como a ginástica laboral juntamente com a ergonomia vem crescendo e as causas de doenças cardiovasculares por sedentarismo no trabalho vem diminuindo. Além de aumentar a produtividade da empresa e diminuir gastos com internações, é fonte de relaxamento e ao mesmo tempo alongamento dos músculos evitando o sedentarismo e mantendo a circulação sanguínea estável. Além disso o artigo propõe um fortalecimento da vigilância epidemiológica, propondo intervenções de prevenção primária.

A fisioterapia pode ajudar na prevenção primária através de suas técnicas e terapias. Recursos como terapia manual auxiliam na circulação adequada da corrente sanguínea, prevenindo o infarto agudo do miocárdio, por exemplo, assim como a caminhada e prática de exercícios. Estratégias estão sendo tomadas em países da Europa e vem sendo aplicado aqui no Brasil pelo SUS, como por exemplo, a academia popular. Onde após uma avaliação de um fisioterapeuta, pessoas vão a uma academia de bairros conveniadas ao SUS onde trabalham exercícios de prevenção ao sedentarismo e que mantenham a pressão arterial estável.

Prevenção desse caráter vem prevenindo as doenças cardiovasculares no Brasil. Até 2000 mais de 300 mil óbitos por doenças cardiovasculares eram relatados. A partir da última década a taxa de mortalidade vem diminuindo, por meio dos programas de prevenção da vigilância epidemiológica, não ultrapassando os 300 mil. Sendo assim, conclui-se que, se aplicada da maneira correta e com projetos adequados, a fisioterapia reduz os riscos de morte por doenças cardiovasculares.

Confira o artigo completo nesse Link:

http://sociedades.cardiol.br/socerj/revista/2003_02/a2003_v16_n02_art05.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário