terça-feira, 27 de abril de 2010

Abordagem Fisioterapêutica nas Manisfestações Neurológicas Decorrentes do Alcoolismo

Disciplina: Neuroanatomia
Período:
Postado por: Adriana Khoury, Guilherme Albino, Ivan Fernandes, Larissa Rosa, Tamara Pinheiro

O alcoolismo, doença já reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde), é o conjunto de problemas relacionados ao consumo excessivo e prolongado do álcool. As alterações neurológicas resultantes do alcoolismo, levam a inúmeros déficits neurossensomotores que comprometem equilíbrio, marcha, postura e raciocínio dos pacientes.

Há uma série de distúrbios neurológicos associados ao alcoolismo, como a degeneração cerebelar, a encefalopatia hepática, a mielinólise pontina e a neuropatia periférica, que podem levar aos mais diversos sintomas. Problemas como o déficit de equilíbrio, a ataxia, a hiporreflexia profunda, a hipertonia e a bradicinesia, são tratados principalmente por fisioterapeutas, que utilizam de variadas técnicas que melhoram a qualidade de vida dos portadores de tais distúrbios. Esses recursos podem ser utilizados de forma isolada ou combinada e devem ser ministrados segundo a necessidade individual de cada caso.

Atualmente, o fisioterapeuta não está muito presente nas instituições especializadas no tratamento de alcólatras, mas estudos comprovam que o papel deste profissional é fundamental na assistência não só do paciente, mas também de seus familiares. Além de tratar as seqüelas neuromotoras, o fisioterapeuta é mediador do processo de inclusão social de tais pacientes, sendo de grande valia no tratamento dos mesmos.

Link: http://www.revistaneurociencias.com.br/edicoes/1999/RN%2007%2003/Pages%20from%20RN%2007%2003-3.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário