quinta-feira, 29 de abril de 2010

O efeito da técnica de reeducação postural global em um paciente com hemiparesia após acidente vascular encefálico.

Disciplina: Metodologia aplicada a fisioterapia
Período:
Postado por: Adriana Khoury, Guilherme Albino, Ivan Fernandes, Larissa Rosa, Tamara Pinheiro

O acidente vascular encefálico (AVE) resulta da restrição na irrigação sanguínea ao cérebro, causando lesão celular e danos às funções neurológicas. Clinicamente, diversas deficiências são possíveis, inclusive danos às funções motoras, sensitivas, mentais, perceptivas e de linguagem.
A disfunção motora mais evidente do acidente vascular encefálico é a hemiparesia; qualquer que seja sua causa é caracterizada pela perda do controle motor em um lado do corpo. Na hemiparesia, há uma perda extremamente importante da atividade seletiva nos músculos que controlam o tronco, particularmente nos músculos responsáveis pela flexão, rotação e flexão lateral. O comprometimento mais evidente é a tendência em manter-se em uma posição de assimetria postural, com distribuição de peso menor sobre o hemicorpo parético. Essa assimetria e a dificuldade em transferir o peso para o lado afetado interferem na capacidade de manter o controle postural, impedindo a orientação e estabilidade para realizar movimentos com o tronco e membros, podendo ocasionar quedas.Para pacientes vítimas de AVE, a recuperação da habilidade para ficar em pé e andar é crítica, pois requer um complexo mecanismo do controle postural, que antes não foi completamente determinado. Para o tratamento de desvios posturais, existe na Fisioterapia, a técnica de Reeducação Postural Global (RPG). A RPG é uma técnica que considera os sistemas muscular, sensitivo e esquelético como um todo e procura tratar os músculos de forma individualizada. Os objetivos deste trabalho foram avaliar e tratar as alterações posturais em um paciente portador de hemiparesia devido a um acidente vascular encefálico utilizando a técnica de Reeducação Postural Global (RPG) e enfatizar o tratamento em duas variáveis: inclinação pélvica e posicionamento da escápula.
Para saber se este método é eficaz, foi realizado um tratamento em apenas um paciente, com diagnóstico de hemiparesia a direita com tempo de lesão a cinco anos, foram avaliadas várias formas de tratamento postural. Os resultados apresentados foram de melhora na postura, alinhamento do tronco, mostrando que a terapia de RPG, apresenta resultados positivos.
Porém pode-se encontrar várias vies nesta pesquisa, pelo fatos desta pesquisa não ser cegada e ser realizada em apenas um paciente, então o indicados para se ter um maior certeza que o tratamento é eficaz, seria necessário fazer com um grupo maior de paciente, para se análisar os resultados.

Link: http://www.actafisiatrica.org.br/v1%5Ccontrole/secure/Arquivos/AnexosArtigos/58A2FC6ED39FD083F55D4182BF88826D/editoracao_vl_13_n_02_103-108.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário