sexta-feira, 23 de abril de 2010

Papel da Fisioterapia na Prevenção Primária: Atribuições do fisioterapeuta no programa de saúde da família: reflexões a partir da prática profissional

Disciplina: Epidemiologia
Período:
Postado por: Adriana Khoury, Guilherme Albino, Ivan Fernandes, Larissa Rosa, Tamara Pinhero



A pouco tempo atrás, a fisioterapia apresentava pouco destaque no setor primário da saúde. Para atender as novas políticas de saúde, foi necessário que ocorrese mudanças na formção dos profissionais. Hoje em dia na formação da área da saúde deve-se objetivar a capacitação eficaz, para que se atue nas áreas de prevenção, preservação e recuperação da saúde do ser humano. O objetivo do estudo da prevenção primária é a resolutividade das necessidades da saúde que extrapolam a esfera de intervenção curativa e a reabilitadora individual, através da promoção da saúde e educação continuada. O programa Saúde da Família, dentro desta abordagem de promoção da saúde, (respeitando as diretrizes dos SUS), porpõem um modelo de assistência integral, enfatizando a atenção primária e a promoção da saúde familiar.
Com a implantação do PSF é que se viu a necessidade e importância da inserção do fisioterapeuta como agente multiplicador de saúde, desenvolvendo suas atividades, em interação com uma equipe multiprofissional e de forma interdisciplinar, nas unidades básicas de Saúde da Família. Para alcançar os objetivos propostos, torna-se necessário o incentivo à educação permanente como estratégia na reorganização dos serviços de saúde, integrando todos os membros envolvidos no processo.
Partindo-se da vivência prática dos fisioterapeutas da residência em Saúde da Família, elabourou-se um perfil para este profissional inserindo prioritariamente na atenção básica da saúde, evidenciando as principais atribuições pertinentes ao mesmo. A partir da análise da mudança do perfil epidemiológico da população, verifica-se a necessidade de uma atuação ampla da rede de atenção básica, além do campo das doenças infecciosas, mas também nas áreas crônico-degenerativas e traumáticas. A fisioterapia apresenta uma missão primordial, de cooperação, mediante a nova realidade de saúde que se apresenta, através da aplicação de meios terapêuticos físicos, na prevenção, eliminação ou melhora de estados patológicos do homem, na promoção e na educação em saúde. Podemos resumir as atribuições do fisioterapeuta como um profissional voltado para a educação, prevenção e assistência fisioterapêutica coletiva e individual, inserido e trabalhando de forma interdisciplinar. Torna-se evidente a necessidade do profissional fisioterapeuta para que se possa efetivar um sistema de saúde universal, equitativo, objetivando a promoção da saúde, a prevenção de doenças, a educação continuada e a participação popular.


Link: http://www.crefito5.com.br/web/downs/psf_ado_fisio.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário