sexta-feira, 23 de abril de 2010

A fé ajuda na saúde?

Fisioterapia 2°- período – Cultura Religiosa
Daniel Ribeiro,Henrique de Oliveira,Paulo Alberto,Maira Aline,Marina Mello,Carolina Gonçalves,Daniella Montes




Muito se fala como a Fe e a espiritualidade afetam a saúde e o comportamento humano. Vários tipos de analise já foram feitos para verificar o comportamento de determinadas áreas cerebrais. A espiritualidade esta muito ligada ao bem estar físico, embora seja muito difícil provar que a religião conduz a melhor saúde. A Fe religiosa é a ferramenta mais usada por pessoas que se encontram em situações difíceis, eles clamam por ajuda, por um conforto maior,tentam buscar por apoio que muitos não têm,tentam de alguma maneira buscar tudo isso na fé, independente da religião que cada um siga.
A Fe é a firme convicção de que algo seja verdade, sem nenhuma prova de que este algo seja verdade, pela absoluta confiança que depositamos neste algo ou alguém. A Fe se relaciona de maneira unilateral com os verbos acreditar, confiar e apostar, isto é, se alguém tem Fe em algo, então acredita,confia e aposta nisso, ou seja, o indivíduo se apóia nessa ideologia afetando conseqüentemente sua saúde e comportamento. Ainda não foi comprovado em nenhum estudo o quão esse sentimento, a fé, interfere no tratamento do paciente, mais uma coisa a ciência já demonstra, ter Fe faz a diferença.
Quando a pessoa passa a usar a fé como um mecanismo de auto-ajuda ela passa a ter um controle maior da situação na qual ela se encontra, conseguindo gerenciar melhor o stress, enxerga melhor o momento por que passa de maneira diferente, e isso trás um bem estar psicológico que interferi em algumas funções. A pessoa que acredita em Deus acredita na vida, acredita na importância da vida, ela batalha faz de tudo. Ate que ponto isso faz diferença?Ate que ponto esse sentimento fará diferença em nossa saúde?Ate quando iremos deixar um pouco de lado a ciência em si e começar a acreditar que forças naturais ou sobrenaturais possam ser tão importantes quanto para o nosso bem estar?Sejam quais forem os rumos das pesquisas nos próximos anos, ninguém duvida que fé e saúde vão seguir caminhando juntas.

Link: http://videolog.uol.com.br/video.php?id=496789
http://revistadeciframe.wordpress.com/2009/06/10/a-fe-e-a-saude/

Nenhum comentário:

Postar um comentário