terça-feira, 13 de abril de 2010

Relação entre esportes radicais e Fisioterapia

Disciplina: Cinesiologia
Período: 2º
Postado por: Henrique Santos, Daniella Montes, Paulo Alberto, Daniel Ribeiro, Marina Mello, Maira Aline e Carolina Gonçalves.

A atração pelos esportes radicais cresce a cada ano, o surf e o skate já são disseminados entre muitos países e possuem campeonatos organizados, com destaque na mídia, e que movimentam muito dinheiro. Os atletas desses esportes são cada vez mais exigidos fisicamente, com o aumento da competitividade, e necessitam de acompanhamento para a prevenção e tratamento de lesões. Atletas profissionais possuem a consciência da importância da saúde corporal para sua prática esportiva, diferente da maioria dos praticantes amadores dos esportes radicais.
A Academia Americana de Ortopedia conceitua o desequilíbrio muscular como uma desordem do sistema músculo-esquelético, os movimentos corporais resultam de cadeias musculares e, quando há alterações posturais, o organismo se reorganiza em cadeias de compensação procurando uma resposta adaptativa a esta desarmonia. Desse modo, a repetição de determinados tipos de atividade com posições e movimentos habituais provoca um processo de adaptação orgânica que resulta em efeitos ruins para o corpo, com alto potencial de desequilíbrio muscular. Adicionalmente, os gestos específicos do esporte e os erros na técnica de execução dos movimentos podem aumentar a prevalência de lesões.
Muitos surfistas amadores passam horas ininterruptas dentro da água, remando em busca de ondas perfeitas, procurando aperfeiçoar suas manobras, mas a prática do surfe, assim como a de outros esportes radicais, leva a sobrecargas nas estruturas do corpo humano. Como exemplo destas sobrecargas, temos o problema de dores lombares, essa é a maior queixa em relação a dores musculares entre surfistas. É notável a despreocupação e o não conhecimento dos atletas amadores em relação à prevenção de lesões, a falta ou a má execução dos alongamentos antes e depois do exercício físico, exemplifica isso. A fisioterapia é bastante importante na prevenção de lesões e conscientização corporal aos praticantes de esportes radicais. Muitas vezes, as pessoas enxergam a fisioterapia como tratamento de lesões, mas a atuação primária, na prevenção, é um papel desempenhado pelo fisioterapeuta e muito benéfico.

Links de interesse

Nenhum comentário:

Postar um comentário