domingo, 25 de abril de 2010

RELIGIÃO E SAÚDE

Disciplina: Cultura Religiosa
2º Período
Postado por: Gisleine Alves, Camila Meireles, Magna Soares, Roberta Cristina, Lívia Álvares e Alexandre Cruz.


Atualmente vivemos em um período sobre o olhar não apenas de alegrias, mas também de tristezas. Dessa forma, o individuo por viver em um mundo corrido, cheio de surpresas e situações muitas vezes inesperadas, ele procura através da religião a busca pelo sentido
Nos últimos tempos, percebeu-se um aumento do surgimento de novas religiões e de correntes esotéricas em todo o mundo, inclusive no Brasil. Pode-se dizer que esse fato é um reflexo da demanda crescente, além da busca de sentido para a vida. As pessoas não buscam apenas na religião justificativas para sua existência, elas esperam contar com justificativas dentro do contexto social.
Analisando sobre os aspectos de saúde/social, pode-se chegar à conclusão de que o fato do sistema público de saúde ser precário leva as pessoas ainda mais a se apegarem a questões religiosas buscando alternativas para o restabelecimento do seu bem estar.
Outro ponto de vista muito importante sobre a relação de saúde com religião está no fato de que, quando uma pessoa está doente (caos), ela procura reorganizar a sua vida buscando um sentido para a mesma, através do poder sagrado. Dessa forma, cada indivíduo busca através das crenças, costumes e valores da sua religião uma alternativa para o seu propósito, que no caso de um doente é a cura.

Referencias:
http://www.msmidia.com/ceprua/artigo-religiao.pdf
http://www.ufpe.br/revistaanthropologicas/internas/volume13(1)/Artigo%206.pdf
RELIGIÃO E SAÚDE: A BUSCA DE UMA VIDA COM SENTIDO. In: Lemos, Carolina Teles. Fragm. Cult. Goiânia V. 12 n. 3 p. 17-510

Nenhum comentário:

Postar um comentário