quarta-feira, 14 de abril de 2010

MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO FUNCIONAL DO CÉREBRO E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA DE FISIOTERAPIA

Postado por: Aline Aparecida, Ariane Ribeiro, Camila Rodrigues, Cristiane Soares, Karina Natache de Oliveira, Natalia Helena de Carvalho, Sarah Ferreira Pedroza, Thaiana de Araujo.

2º período / Disciplina: Neuroanatomia




Avanços relacionados a métodos de investigação funcional do cérebro, como a Imagem por Ressonância Magnética Funcional, a Tomografia por Emissão de Pósitrons, a Magnetoencefalografia e a Estimulação Magnética Transcranial têm possibilitado um melhor entendimento das funções corticais, fornecendo assim possibilidades investigativas para fundamentar a abordagem fisioterápica. Estes métodos contribuem na elaboração de estratégias terapêuticas, bem como ser uma fonte de esclarecimento sobre os mecanismos neurológicos envolvidos na recuperação neurológica, contribuindo para descoberta de informações que são úteis no desenvolvimento da fisioterapia, principalmente os aspectos motores dos pacientes após lesão cerebral. Através das análises mais precisas, é possível identificar quais áreas do cérebro são ativadas durante determinado comportamento, localizar áreas lesionadas, entender melhor o processo de recuperação neural, possibilitando uma melhor abordagem terapêutica para os pacientes.
A utilização de métodos investigativos funcionais para avaliar a recuperação dos pacientes com lesão cortical adiciona e solidifica certos fundamentos necessários para avaliar a efetividade clínica. Isto possibilita ao fisioterapeuta fundamentar e desenvolver uma terapia mais eficaz, e assim trazer mais benefícios para os pacientes com lesão cerebral.


Confira Detalhes:
http://www.revistaneurociencias.com.br/edicoes/2006/RN%2014%2004/Pages%20from%20RN%2014%2004-5.pdf




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário