domingo, 25 de abril de 2010

Aperfeiçoamento das atividades funcionais dos indivíduos portadores de Esclerose Multipla

Disciplina: Metodologia da pesquisa aplicada a fisioterapia
2º Período
Postado por: Gisleine Alves, Camila Meireles, Magna Soares, Roberta Cristina, Lívia Álvares e Alexandre Cruz.


Esclerose Múltipla é uma das doenças mais comuns do SNC (Sistema Nervoso Central: cérebro e medula espinhal) em adultos jovens é crônica e progressiva. De causa ainda desconhecida, são caracterizadas por lesões (placas), áreas distintas de perda de mielina distribuídas pelo SNC, primariamente na substância branca o que interfere na transmissão dos impulsos e isto produz os diversos sintomas da doença quais são muito variáveis, pois dependem das zonas afetadas no SNC sendo os mais comuns: Transtornos visuais, Problemas de equilíbrio e coordenação, Espasticidade, Fala anormal, Fadiga ou cansaço, Problemas de bexiga e intestinais, Transtornos cognitivos e emocionais.

Com a fisioterapia estes pacientes conseguem minimizar anormalidades do tônus muscular, Mantêm e aumentam a ADM (amplitude de movimento) e com a fisioterapia respiratória estes diminuem os riscos de infecção, insuficiência pulmonar e conhecem mais sobre os sintomas e como eles afetam estas atividades. Os fisioterapeutas também possuem extrema importância nos estudos clínicos que ajudam a desvendar, conhecer os melhores métodos e exercícios.
Segundo ALMEIDA et. al.(2007), O treino de equilíbrio realizado na fisioterapia é essencial para manter ou melhorar as funções motoras dos pacientes com EM, foi comprovado por m
eio de um estudo longitudinal e experimental, com 10 pacientes divididos em dois grupos (controle e treinamento), escolhidos aleatoriamente de ambos os sexos, entre 28 e 53 anos. Os métodos estudados foram realizados no início e no final do tratamento, por meio dos instrumentos de mensuração: Escala de Equilíbrio de Berg, Dizziness Handicap Inventory, Equiscale, Medida de Independência Funcional e Escala de Estado de Deficiência Expandida.
A fisioterapia é essencial para manter ou melhorar as funções motoras dos pacientes com EM, foi concluído com o presente estudo que as intervenções terapêuticas que têm probabilidade de serem mais benéficas são aquelas programadas de tal forma que não provoquem fadiga, obtendo-se liberdade e independência para a locomoção e para o equilíbrio e demonstra que todos os indivíduos do grupo controle e do treinamento experimentaram uma melhora do equilíbrio funcional. O tratamento fisioterápico convencional associado ao treinamento de equilíbrio melhora os níveis de independências funcionais, de equilíbrio e diminui as queixas de tonturas nos pacientes com EM, tornando o emprego das técnicas de treinamento do equilíbrio nestes pacientes uma medida indispensável ao processo de reabilitação.


Para saber mais informações deste estudo acesse:

http://www.crefito8.org.br/revista/Fisio_V20N2.pdf#page=41
Curiosidade: Esclerose Múltipla significa episódios que se repetem várias vezes. Explicado por distúrbios imprevisíveis de desmielinização, produzido pelo percurso clássico da doença, ou seja, surtos e remissões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário