terça-feira, 27 de abril de 2010

Artrite Reumatóide

Disciplina: Bioquímica
Período: 2°
Postado por: Nathalia Esteves, Camila Cornélio, Renata Bicalho e Bruna Luísa.




A artrite reumatóide -doença acossiada ao tecido conjuntivo- é uma doença inflamatória crônica de origem auto-imune que acomete principalmente articulações sinoviais, causando dores, deformidades progressivas e incapacidade funcional.A artrite acomete homens e mulheres de todas as idades, porém é duas a três vezes mais freqüente em mulheres e maior incidência da artrite ocorre em pessoas entre 50 e 70 anos.

A doença é auto-imune, ou seja, é causada quando as células do sistema imunológico passam a atacar as juntas e articulações do próprio corpo. Esta reação auto-imune leva a inflamação progressiva dos tecidos que revestem as articulações causando danos em cartilagens, ossos, tensões e ligamentos próximos às juntas. Gradualmente a articulação perde sua forma e alinhamento, podendo até ser completamente destruída.

No início dos sintomas ocorre dor e inchaço principalmente nas articulações das mãos e dos pés.Geralmente é poliarticular (compromete várias articulações).
O Diagnóstico da Artrite Reumatóide é feito através do exame clínico que mostra pelo menos quatro destas manifestações:-rigidez matinal (dificuldade para se movimentar pela manhã)-3 ou mais articulações inflamadas-Inflamação das articulações das mãos-Inflamações nas articulações similares (iguais) nos dois lados do corpo-Nódulos reumatóides-alteração no exame laboratorial fator reumatóide-alteração no raio X das mãos.



A aplicação da fisioterapia na artrite reumatóide tem as seguintes finalidades: 1) reduzir a dor; 2)conservar ou melhoirar o grau de mobilidade articular;3) conservar ou aumentar a força muscular; 4) previnir ou corrigir as deformidades articulares e os vicios de postura existentes; 5) manter ou aumentar a capacidade do doente para o desempenho das atividades cotidianas.
Porém para alcançar esses objetivos é necessário educar o paciente e o cuidador. Para isso é necessário uma explicação com terminologia acessível à leigos, advertir o paciente sobre as dificuldades físicas, psicológicas e sociais causadas pela doença. É indispensável alertar o paciente e o cuidador quais as atividades benéficas ou prejudiciais, além de explicar a necessidade do equilíbrio entre as atividades e o repouso.




Referência: http://www.sbafs.org.br/_artigos/93.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário