domingo, 25 de abril de 2010

Poliomielite e síndrome pós- poliomielite

Disciplina: Epidemiologia
2º Período
Postado por: Gisleine Alves, Camila Meireles, Magna Soares, Roberta Cristina, Lívia Álvares e Alexandre Cruz.



A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda, porém reconhecida como problema de saúde pública somente no final do século XIX, quando epidemias começaram a ser registradas em vários países do mundo. Nos casos mais severos, a poliomielite pode manifestar-se com meningite asséptica, forma paralitica e ate causar óbito. A transmissão pode ocorrer de pessoa a pessoa, através de secreções nasofaringes, de objetos, alimentos e água contaminada, de fezes ou portadores da doença. Apesar de erradicada na maior parte dos países o poliovírus continua circulando na Ásia e África, o que impõe a manutenção de uma vigilância ativa. A síndrome pós-poliomielite é uma desordem do sistema nervoso que se manifesta em indivíduos que tiveram a poliomielite.
Sintomas: fraqueza muscular progressiva, fadiga, dores musculares e nas articulações o que resulta numa diminuição de capacidade funcional e no surgimento de novas incapacidades. Alguns pacientes desenvolvem ainda dificuldades de deglutição e respiração.
O fisioterapeuta atua na prevenção para que a doença não se agrave, na recuperação do paciente é recomendado o tratamento de fraqueza muscular com exercícios aeróbicos de resistência com pouca carga e fazer hidroterapia em piscinas aquecidas com temperatura controlada. Na primeira etapa do estudo foram avaliados 167 pacientes com diagnóstico de poliomielite. Destes, 64 do sexo masculino e 103 do sexo feminino com faixa etária de 14 a 72 anos. Segundo, o estudo após a fisioterapia os pacientes se recuperam funcionalmente, e se mantém estáveis por um período médio de 38 anos. As principais manifestações clínicas foram: fraqueza – 100%; cansaço – 92,2%; ansiedade – 82.9%; dor articular – 79,8%; fadiga - 77,5%; dor muscular - 76,0%; distúrbio do sono – 72,1%; problemas respiratórios 41,1% e disfagia 20,9%.
Saiba mais: http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/hidrica/ifnet_poliospp.htm http://www.cve.saude.sp.gov.br/agencia/bepa32_sindpolio.htm

5 comentários:

  1. Parabenizo a iniciativa de Minas Gerais de multiplicar os conhecimentos da Síndrome Pós-Poliomielite, nesse momento tão especial para o Brasil, quando acaba de conseguir o novo CID para a doença G14, o que nos dá um enorme orgulho especialmente quando sabemos que a inciativa foi dos pesquisadores e que os fisioterapeutas estão dando a maior contribuição para o avanço das pesquisas. Diria mais, hoje os fisioterapeutas são os grandes detentores do conhecimento em Síndrome Pós-Poliomielite.
    Parabéns a todos os fisioterapeutas pela vanguarda!
    Eliana Aquino

    ResponderExcluir
  2. Conhecer esta nova doença denominada de Síndrome Pós-Poliomielite obriga conhecer antes a doença de nome Poliomielite, popularmente divulgada por paralisia infantil. Tal assertiva decorre pela necessidade de haver um perfeito diagnóstico da Pólio para, no futuro, contribuir no diagnóstico da SPP e do seu decorrente tratamento adequado onde a economia de energia é fundamental para obter uma melhor qualidade de vida!
    Parabéns pelo desejo de conhecer e empenho de divulgar as principais características dessas duas doenças junto aos colegas estudantes de fisioterapia, aliás, hoje em dia o especialista que detém mais conhecimento sobre a SPP.
    Roberto Medeiros.

    ResponderExcluir
  3. A quem interessar, ocorrerá o primeiro curso de capacitação para profissionais de saúde sobre a síndrome pós-poliomielite (SPP) nos dias 12 e 13 de maio próximos, na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com emissão de cerificado e exclusivo para profissionais formados. As inscrições poderão ser feitas no próprio sítio da Universidade.

    ResponderExcluir
  4. Comentado por : Camilla Coelho, Daniele Ferreira, Fabiola Rodrigues, Hariom, Ivy Caroline e Michele Samara.

    A Poliomielite, também conhecida como Paralisia infantil, é uma infecção que se dá através de um vírus RNA, conhecido como poliovírus, este, possui três sorotipos: I, II e III.
    A transmissão desta doença ocorre através de contato direto com as fezes (via fecal) ou gotículas expelidas pela boca da pessoa infectada (via oral).
    A Poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda, tendo como uma de suas características, os seus diferentes tipos de manifestação, como, por exemplo: febre sem causa aparente, infecções, meningite asséptica, paralisia e óbito.
    Apesar de todas estas formas de manifestação, seu quadro mais comum é a paralisia que afeta em geral os membros inferiores, e esta, costuma surgir de forma súbita, vindo acompanhada de febre, assimetria, flacidez muscular, sensibilidade conservada e seqüela após dois meses do início da enfermidade.

    Artigo sobre a poliomielite: www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X1993000100004&lang=pt&tlng=pt

    ResponderExcluir
  5. Sou fisioterapeuta,Meu nome é Elisangela e estou com uma paciente com SPP, sei apenas um pouco da teória, mas nunca havia me deparado com a prática.
    Ela tem crises que a deixa muitos dias de cama, não conseguindo nem se mexer na cama. Como devo trabalhar com ela? Agradeço quem puder me ajudar.

    ResponderExcluir