segunda-feira, 19 de abril de 2010

Pneumonia Estafilocócica em crianças menor que 3 anos com internação hospitalar e tratamento fisioterápico



Disciplina: Epidemiologia
Período: 2º
Postado por: Camilla Coelho, Daniele Ferreira, Fabíola Rodrigues, Harion, Ivy Caroline, Michele Samara



Representa uma das principais causas de morbidade e mortalidade infantil no mundo. Embora ocorra em todas as idades 30% dos pacientes tem menos de 3 anos de idade e 70% menos de 1 ano. O agente patogênico é o Estafilococo. Staphylococus aureus também conhecido como Mycrococus Pyogenes. Há vários estudos epidemiológicos demonstrando a importância do vírus, principalmente nos país desenvolvidos; entre o meio do outono e inicio da primavera, período que estamos iniciando atualmente.

A pneumonia estafilocócia freqüentemente é precedida por uma infecção viral do trato respiratório superior, a vários dias a 1 semana. Os sinais e sintomas iniciais são febre alta, tosse produtiva com deglutição e evidência de dificuldade respiratória, incluem taquipnéia, retração esternais e subcostais, batimentos da asas do nariz, cianose e ansiedade , se não perturbada a criança fica letárgico, mas quando estimulado mostra-se irritável e de aparência toxêmica.

O papel da fisioterapia é de verificar, eficácia e utilizando ausculta respiratória com o uso de estetoscópio raphaport, percussão cubital, vibrocompressão torácica, propriocepção diafragmática, drenagem postural e estimulo da tosse. A ausculta respiratória, seguido de manobras fisioterapeuticas o paciente apresenta diminuição dos ruídos adventícios, melhor flexibilidade e expansibilidade torácico e bom estado geral.


Referência bibliografia: http://www.respirafisio.com.br/artigo_pdf/artigo0024.pdf


Um comentário:

  1. eu estou tossindo ha 1 semana e ñ conssigo por secreçoes mais quando tursso forte sai secresao verde,tenho suado muito a noite! poderia ser um sintomas de pneumonia

    ResponderExcluir