quarta-feira, 14 de abril de 2010

PAPEL DO FISIOTERAPEUTA NA PREVENÇÃO SECUNDÁRIA

Postado por: Aline Aparecida, Ariane Ribeiro, Camila Rodrigues, Cristiane Soares, Karina Natache de Oliveira, Natalia Helena de Carvalho, Sarah Ferreira Pedroza,Thaiana de Araujo.


2º período do fisioterapia / Disciplina: Epidemiologia





Os Núcleos de Atenção Integral na Saúde da Família são entendidos como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais e multidisciplinares em unidades básicas de saúde. Estas equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde, sendo a prevenção definida como uma das maneiras de reduzir a probabilidade da doença ou interromper o processo da mesma. A Fisioterapia, sendo uma profissão da área da saúde deve participar com sua especificidade para restabelecer, manter e promover a saúde contribuindo para a recuperação e ou reabilitação física e funcional dos usuários utilizando a metodologia da Prática Baseada em Evidências, por meio da utilização de intervenções de comprovada eficácia, efetividade e eficiência; utilização de instrumentação padronizada para documentar a prática clinica e modelo de Funcionalidade e Incapacidade Humana. A prevenção secundaria é realizada quando o agravo à saúde já ocorreu tendo como objetivo, impedir que ela progrida. A proposta atual do Ministério da Saúde para a inserção do fisioterapeuta na estratégia Saúde da Família é que ela se dê através dos Núcleos de Atenção Integral na Saúde da Família (NAISF) que no total são 49 equipes distribuídas pelos 9 distritos sanitários de BH com 66 fisioterapeutas inseridos. A inserção deste profissional da maneira que ele se apresenta, limita à reabilitação a contribuição que o fisioterapeuta pode oferecer ao cuidado no nível da atenção básica, na Saúde da Família. É necessário que se pense em novas formas de integrar o fisioterapeuta às equipes, com suas atribuições indo além da atividade de reabilitação, fazendo com que ele se envolva e se comprometa com ações de promoção e proteção da saúde, de prevenção de doenças e de assistência. São necessários recursos como capacitação e atualizações permanentes, garantia de espaço físico nos centros de saúde para realização das intervenções propostas, garantia de transporte para intervenções distantes dos centros de saúde e apoio instrucional (local, distrital e central) pra as intervenções propostas.

Confira Detalhes:

http://www.scielo.br/pdf/csc/v14s1/a13v14s1.pdf

.

Um comentário:

  1. Achei interessante o assunto, pois é importante está ciente dos métodos de prevenção primária, secundária e terciária, para que possamos entender melhor a forma de tratamento a ser aplicado em diferentes pacientes quando é feito uma anamnésia para utilizar alguma prevenção específica.
    Paula Sales, Cássia Nunes, Giovana Gia, Isabela Aguiar, Juliana Alves, Juliana Guerra e Renata Rodrigues

    ResponderExcluir