segunda-feira, 19 de abril de 2010

Atuação fisioterapeutica na anemia falciforme




Disciplina: Bioquimica
Período: 2º
Postado por: Camilla Coelho, Daniele Ferreira, Fabíola Rodrigues, Harion, Ivy Caroline, Michele Samara



A doença falciforme é uma doença hereditária causada por uma mutação genética. Genes são encontrados em estruturas nas células do nosso corpo chamadas cromossomos. Normalmente, existem 46 totais, ou 23 pares de cromossomos em cada célula do nosso corpo. O par de cromossomos 11 contém um gene responsável pela produção da hemoglobina normal, a doença falciforme é causada por uma mutação ou erro nesse gene.
Os tipos de Células Sanguíneas podem ser: hemoglobina HbA-normal e HbS hemoglobina-S-anormal. Há pessoas que são portadores do gene defeituoso, HbS, mas também tem algumas hemoglobinas normais, HbA. As pessoas com traço falciforme são geralmente sem sintomas da doença. Combinações de genes: 1. HbA HbA - normal (o glóbulo parece uma bolha) 2. HbA traço falciforme HbS (o que os dois tipos de células do sangue, mas as células são mais normal) 3. HbS anemia falciforme-HbS (células sanguíneas sua lua são moldados)
Há pessoas que tem a maioria ou a totalidade das hemoglobinas normais (HbA) substituído com a hemoglobina falciforme (HbS). É a mais comum e mais grave forma de variações falciforme. Essas pessoas sofrem de uma variedade de complicações devido à forma e espessura das células falciformes. Traço Falciforme - (HbA HbS) você tem ambos os tipos de células do sangue (normal, em seguida, os mais queridos anormal), a maioria deles são normais, têm uma maior resistência à malária do que qualquer um dos outros dois (HbA HbA, HbS HbS)
As crianças que herdam a mutação genética dos pais terão a doença falciforme, já as crianças que herdarem a mutação de apenas um dos pais não terão a doença, mas levará o traço para ele e pode passá-lo para seus filhos. Células normais de hemoglobina são suaves e arredondadas, permitindo a facilidade em mover-se através dos vasos sanguíneos. Moléculas de hemoglobina falciforme são rígidos e na forma de uma foice. Elas tendem a se agrupar, e não pode facilmente passar através dos vasos sanguíneos elas morrem após cerca de 10 a 20 dias, ao contrário da hemoglobina normal, que vive por até 120 dias. Isso resulta em uma falta de glóbulos vermelhos, o que provoca anemia.
A Anemia permite á fisioterapia uma assistência rica em recursos e técnicas objetivando a promoção da reabilitação osteomioarticular e cardiopulmonar no paciente com diminuição e melhora das algias, da amplitude articular global, prevenção de trofismos muscularaes,recuperação da mobilidade dos tecidos moles,melhora da resistência aos pequenos esforços e da capacidade pulmonar total, melhora da dispnéia e consequentemente preparo para realizar as atividades da vida diária (AVD) com disposição e saúde.



Referência bibliográfica:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-311X2002000300032&script=sci_arttext&tlng=in

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Grupo: Nathalia Esteves, Camila Cornélio, Renata Bicalho e Bruna Luísa.

    Andamos pesquisando mais sobre esse assunto, e lemos reportagens informando que na África, na República de Benin, existe um doutor chamado Jérôme Fagla Médégan, que têm criado um remédio chamado VK500, ele descobriu uma fórmula que permite prevenir a doença e achamos interessante citar junto ao trabalho de vocês.
    O remédio permitiria aos glóbulos vermelhos recuperarem a forma original, e poderia desse modo salvar vidas. É um remédio à base de plantas, que no momento só foi utilizado in vitro.
    Os laboratórios ocidentais que estudaram as propriedades do medicamento, estiveram de acordo quanto à eficácia da nova droga. Porém o uso do medicamento no Brasil no ano de 2009, estava declarado ilegal pelo secretário de Saúde.
    Até agora, não existia uma terapia que curasse a anemia, usava-se analgésicos e, sobretudo, transfusões de sangue regulares, que não atacavam o problema na sua raiz.

    Referência: http://www.brasildefato.com.br/v01/agencia/nacional/primeiro-remedio-para-anemia-falciforme-vem-da-africa
    http://www.angonoticias.com/full_headlines.php?id=23560

    ResponderExcluir