terça-feira, 13 de abril de 2010

A fisioterapia no desenvolvimento de crianças com síndrome de Down.

Disciplina: Genética Humana
Período: 2º
Postado por: Daniella Montes, Henrique Santos, Paulo Alberto, Daniel
Ribeiro, Marina Mello, Maira Aline e Carolina Gonçalves.


A síndrome de Down é uma alteração cromossômica do tipo aneuploidia causada por não disjunção na meiose produzindo uma trissomia do cromossomo 21, e causa em seus portadores alterações que incluem o retardo mental, hipotonia, redução da força muscular, hipermobilidade articular e atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, e é através desses dados que a fisioterapia analisa as necessidades individuais de cada criança, e assim orienta e planeja as intervenções adequadas para cada situação. A fisioterapia tem como objetivo principal criar condições para explorar o potencial motor da criança, encaminhando-a nas etapas do desenvolvimento mais complexas e buscando para o alcance desses objetivos métodos que propiciem maior independência e autoconfiança. A fisioterapia não tem como finalidade tentar igualar o desenvolvimento de uma criança com síndrome do Down com de uma criança comum e nem mesmo exige dessa criança além da sua capacidade, o que a fisioterapia busca é a funcionalidade na realização das atividades de vida diária e na resolução de problemas.

Toda essa estimulação se bem estruturada pode promover o desenvolvimento, minimizar as dificuldades e dar evidências as respostas positivas das experiências e adaptações. Os primeiros meses de vida são fundamentais para a estruturação das potencialidades que os fisioterapeutas irão desenvolver, já que os primeiros movimentos são reflexos que irão se refinar ficando cada vez mais precisos, influenciando o bem-estar presente e futuro. O início da vida da criança com síndrome de Down é o período em que se deve haver o maior estímulo sensorial, pois é a fase de maior aprendizado da criança, se ela adquire nessa idade postura e movimentos adequados terá mais facilidade de manter depois. A criança necessita de movimento e controle para avançar seu desenvolvimento e para isso não se deve pular fases para adiantar o processo, o que resultaria apenas em prejuízos.

A fisioterapia contém métodos e conceitos específicos de tratamento para pessoas com síndromes e é de extrema importância que os profissionais tenham conhecimentos de biomecânica e anatomia para associar métodos, conceitos e técnicas para bons resultados. O que é importante ressaltar é que cada criança tem seu ritmo próprio de desenvolvimento que deve ser percebido e respeitado, já que a deficiência não determina como será o desenvolvimento de ninguém visando à característica específica de cada síndrome, e sabendo que cada criança apresentará de forma diferente. O mais importante é respeitar a individualidade da criança e determinar a linha de tratamento através disso.

Link complementar: artigo do desenvolvimento motor em bebês com a síndrome de Down submetidos à habilitação infantil.http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/variedades/avaliacao_desenvolvimento_motor/avaliacao_desenvolvimento_motor_deise.htm

Vídeo interessante: http://www.youtube.com/watch?v=VXoMCV9ICsU



Um comentário:

  1. Achamos um artigo muito interessante relacionado com a Sindrome de Down que fala sobre a historia natural da sindrome e dos efeitos da trissomia da banda do cromossômica 21q22. É discutido a possibilidade de um desenvolvimento do potencial cognitivo apos a aplicação de programas de estimulação neuromotora e psicopedagógicos.

    Artigo citado: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-44462000000200011&script=sci_arttext&tlng=in



    Grupo: Aline Cristina Silva Diniz, Cleise Cibele de Sousa, Lívia da Costa Brêtas, Raquel Rodrigues Sátiro, Thiago dos Santos Bárbaro e Thiago Silva Rodrigues

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