segunda-feira, 12 de abril de 2010

A fisioterapia atuando na melhora da qualidade de vida de idosos

Disciplina: Cinesiologia
Período: 2º
Postado por: Aline Cristina Silva Diniz, Cleise Cibele de Sousa, Lívia da Costa Brêtas, Raquel Rodrigues Sátiro, Thiago dos Santos Bárbaro e Thiago Silva Rodrigues


Idosos merecem uma atenção especial da fisioterapia, uma vez que se encontram comprometidos fisicamente devido a mudanças na composição do tecido muscular, do tecido ósseo, das articulações e dos ligamentos, tornando-os menos resistentes a compressões e diminuindo sua ADM.

Uma das ocorrências mais comuns na terceira idade é a queda, que pode acarretar desde fraturas ósseas com longo tempo de recuperação até problemas psicológicos.

Um estudo realizado sobre a queda de idosos por Pinho, et al.(2005) avaliou o torque realizados pelos músculos agonistas e antagonistas do membro inferior dominante de idosos que já sofreram quedas e que não sofreram. Tal avaliação foi realizada por meio de exercícios isocinéticos, ou seja, exercícios realizados em uma máquina que mede o torque interno das articulações durante os três tipos de contração musculares (excêntrica, concêntrica e isométrica) a uma determinada velocidade.

Com os valores foi possível perceber que idosos que já sofreram quedas possuem um torque interno menor na articulação do tornozelo do que os que não sofreram, além de haver uma diferença de simetria entre os membros inferiores.

Cabe ao fisioterapeuta fazer o planejamento de exercícios que fortaleçam a musculatura dos membros inferiores dos idosos, com especial atenção aos músculos responsáveis pela dorsiflexão (m. tibial anterior) e flexão plantar (mm. do tríceps sural), além de trabalhar a base suporte, devido a assimetria dos membros, para melhorar o equilíbrio do idoso, prevenindo assim novas quedas e garantindo melhora na qualidade de vida e bem estar.


Para maiores informações, vejam o artigo completo em:
http://www.fisionet.com.br/artigos/interna.php?cod=124


Um comentário: