sábado, 24 de abril de 2010

Terapia Manual e Cinesioterapia na dor, incapacidade e qualidade de vida de indivíduos com Lombalgia

Disciplina: Cinesiologia
Período:

Postado por: Adriana Khoury, Guilherme Albino, Ivan Fernandes, Larissa Rosa, Tamara Pinhero



A dor lombar constitui uma frequente causa de morbidade e de incapacidade, sendo sobrepujada apenas pela cefaléia na escala dos distúrbios dolorosos que afetam as pessoas. As dores lombares incidem em cerca de 80% da população em algum momento de sua vida, representando um alto custo no seu tratamento para o sistema de saúde e para a previdência social, devido ao alto índice de afastamento e incapacidade para o trabalho. Caracteriza-se com uma problemática de saúde pública na sociedade moderna, o que evidencia a necessidade imperativa de investimentos em informação, prevenção, diagnósticos precoces, formas de tratamentos adequados e efetivos que visem a menores custos socioeconômicos. A lombalgia é queixa comum nos ambulatórios e consultórios fisioterapêuticos, o que demonstra o reconhecimento da população e profissionais quanto ao seu importante papel no controle da dor lombar.
O tratamento consiste do controle dos sintomas e da restauração funcional, com objetivo de promover o retorno às atividades laborais e de lazer, comprovando, desta forma, a grande influência do fisioterapeuta como agente necessário na avaliação e melhora do quadro clínico e funcional do paciente. Muitos pacientes indicaram melhora significativa nas avaliações pré e pós-tratamento fisioterápico. Confirmando a indicação desses recursos, aponta-se que técnicas de terapia manual são eficazes e podem ser utilizadas nos quadros de lombalgia.
A dificuldade de prevenção e tratamento da lombalgia origina-se na etiologia multifatorial e nas causas desconhecidas. Frequentemente, a lombalgia está associada ao sedentarismo, sendo considerada uma das mais comuns doenças hipocinéticas. O tratamento da lombalgia é complexo, preciso e minucioso quando comparado à maioria dos tratamentos, sendo a fisioterapia um recurso essencial para a reabilitação do paciente. Observam-se recursos variados capazes de permitir intervenção direta sobre a dor, incapacidade e qualidade de vida. Citam-se entre eles as técnicas de terapia manual, cinesioterapia, eletrotermoterapia, hidrocinesioterapia, reeducação postural, manipulação osteopática, acupuntura, entre outros.
Assim, após estudos, estabeleceu-se que a fisioterapia baseada em recursos de terapia manual e cinesioterapia apresenta efeitos significativos na melhora da dor, qualidade de vida e incapacidade dos pacientes com lombalgia, mostrando assim a importância da fisioterapia na reabilitação de pacientes com lombalgia crônica e apresentam-se eficientes no tratamento da
dor lombar, diminuição da incapacidade e melhora da qualidade de vida desses pacientes.

Link: http://www.ccs.uel.br/espacoparasaude/v10n2/Artigo1.pdf

Um comentário:

  1. Achamos um artigo que descreve sobre a importância e a atuação da fisioterapia na melhora da lombalgia, além de citar sobre outros tratamentos possíveis para essa dor, como o repouso, a prescrição de analgésicos e antiinflamatórios. Os tratamentos fisioterápicos citados neste artigo foram: calor, terapia manual, programa de atividade física, a tração no leito, a crioterapia, eletroterapia, acupuntura e exercícios de alongamento e de fortalecimento muscular.

    O artigo: http://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/index.php/cienciasaude/article/viewFile/718/631


    Grupo: Cássia Nunes, Giovana Gia, Isabela Aguiar, Juliana Alves, Juliana Guerra, Paula Sales e Renata Rodrigues
    -2º Período

    ResponderExcluir