quarta-feira, 14 de abril de 2010

ALTERAÇÕES POSTURAIS RELACIONADAS A PROVAS DE POTÊNCIA MUSCULAR

Postado por: Aline Aparecida, Ariane Ribeiro, Camila Rodrigues, Cristiane Soares, Karina Natache de Oliveira, Natalia Helena de Carvalho, Sarah Ferreira Pedroza, Thaiana de Araujo.


2º período / Disciplina: Cinesiologia




Postura significa posição em que o corpo apresente um equilíbrio tanto de músculos como de ossos que juntos tem a capacidade de proteger as demais estruturas do corpo humano de conseqüentes traumatismos. Já o desequilíbrio muscular se trata de uma desordem no sistema músculo esquelético. Os movimentos ocorrem em cadeias musculares de maneira que quando há alguma alteração postural o organismo trabalha se reorganizando em cadeias de compensação com intuito de se adaptar a desarmonia, sendo um fator de grande prevalência em esportes de alto nível.
Foram realizados estudos para se avaliar as conseqüências relacionadas ao desequilíbrio provocado por esportes que exigem uma potência muscular elevada onde os resultados apontaram alterações significativas como I)tornozelo em valgo causado por um uso excessivo e inadequado de tênis que reduz a sustentação dos ossos do pé; II)rotação interna da pelve a direita, podendo está relacionada com a corrida em curva que sobrecarrega a estrutura da pelve; III) anteversão de pelve decorrente da retração observada nos músculos flexores do quadril e extensores do joelho que contribui para a formação de hiperlordose lombar e esta desencadeia mecanismo compensatório causando cifose torácica e cabeça em protusão .Os resultados expostos puderam mostrar que a repetição de atividade que apresentam posições e movimentos inadequados pode produzir alterações posturais provocando efeitos deletérios, pois, quando a postura é alterada a linha do centro de gravidade se desloca, não ficando assim alinhada em relação ao eixo corporal consequentemente é exigido ao organismo um maior gasto de energia. Neste contexto é importante que se tenha um diagnóstico precoce das alterações, para que haja medidas eficazes com intuito de diminuir e prevenir a incidência de lesões aumentando assim o desempenho do atleta não o limitando para prática de atividades físicas, lembrando que o profissional de fisioterapia apresenta um papel importante juntamente com outros profissionais, ambos fazendo parte de uma equipe apta a orientar um treinamento esportivo.


Confira Detalhes:
http://www.scielo.br/pdf/rbme/v10n3/21148.pdf




2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. É satisfatório para todas as pessoas, mas principalmente para atletas que utilizam o seu corpo para seu trabalho. É interessante que eles saibam utilizar corretamente seu corpo durante algum execício físico, para que não ocorra alguma alteração que irá afetar na postura compromentendo seu corpo e prejudicando a atuação desse atleta em sua profissão. É essencial que eles aprendam correntamente como praticar exercícios respeitando os limites do corpo.
    Paula Sales, Cássia Nunes, Giovana Gia, Isabela Aguiar, Juliana Alves, Juliana Guerra e Renata Rodrigues

    ResponderExcluir