domingo, 30 de maio de 2010

Psicomotricidade - Jogo Troca-Troca em Cores

Postado por: Isabela Caroline, Kássia Silva, Luana Fernandes, Marina Brant, Melissa Cássia, Miriã Pereira

O jogo troca-troca em cores é um jogo interativo indicado crianças na faixa etária de 8 a 10 anos.
Objetivo: Estimular simultaneamente o desenvolvimento motor e psicológico das crianças em uma brincadeira divertida e inteligente, como por exemplo aperfeiçoamento da

agilidade, percepção de espaço, concentração, atenção, raciocínio cultural e disciplinar, alem da coletividade e espírito esportivo de saber lidar com vitórias e derrotas.



Materiais do jogo: Onze círculos de cores diferentes que funcionam como tapetes, onze fichas com as respectivas cores dos círculos dispostas dentro de um saquinho e trinta perguntas sobre conhecimentos gerais dispostas em uma caixa.


Regras do jogo e desenvolvimento:

Um jogo coletivo onde brincam de 3 a 12 crianças e possui um coordenador.

O jogo deve ser realizado em um espaço aberto e arejado, como por exemplo, uma quadra ou um pátio, onde se pode colocar os tapetes distribuídos formando um circulo grande mantendo uma distancia de 30 cm entre um tapete e outro.

O jogo: distribuídos os tapetes cada criança escolhe um tapete e sobe em cima do mesmo. Uma criança ficará sem circulo então esta se posiciona no centro do grande circulo. O coordenador da brincadeira em um momento da o comando “troca-troca colorido” onde as crianças deveram sair do tapete no qual estão e procurar outro tapete vazio para subir, porem é proibido ir para o tapete do lado, a direita ou a esquerda.

Uma das crianças novamente ficara sem tapete então esta terá o direito de sortear do saquinho uma ficha com uma cor. Sorteada a cor, a criança que estiver em cima do tapete desta cor deverá sortear uma pergunta que estará no outro saquinho com o coordenador, e responde-la. Se a criança acertar a resposta, esta continua na brincadeira e a que já estava sem tapete fica fora da brincadeira, porem, se a criança errar a resposta esta deverá sair da brincadeira e a outra criança que estava fora de um tapete ocupará o lugar da mesma, finalizando a primeira rodada.

Para cada rodada tira-se do circulo o tapete que foi sorteado pra pergunta e continua a brincadeira novamente com o comando do coordenador “troca-troca colorido”. E assim sucessivamente.

Quando restarem apenas três crianças deverá se sortear uma ficha de cor, a criança do tapete responde a pergunta e assim decidem-se as duas crianças que ficaram pra final. A final será feita da seguinte forma, com a presença de dois tapetes, um para cada criança faz-se o sorteio de uma ficha colorida, a criança do tapete escolhido seleciona uma pergunta do saquinho e responde, se acertar esta marca um ponto. Em seguida a criança do outro tapete também seleciona uma pergunta e responde, acertando marca um ponto e errando a outra criança marcará mais um ponto, somando dois pontos e se consagrando a vencedora mas, se houver empate com um ponto para cada criança deve-se sortear mais uma pergunta para a criança do tapete que havia sido sorteado e esta respondendo corretamente vence e se errar a outra criança é vencedora, ou seja, será feita uma melhor de três perguntas para se conhecer o vencedor da brincadeira.




Nenhum comentário:

Postar um comentário