quarta-feira, 12 de maio de 2010

Fisioterapia na asma brônquica




Disciplina: Epidemiologia
Período: 2°
Postado por: Camilla Coelho,Danielle, Fabíola, Harion, Ivy Caroline, Michele.

A asma apresenta uma afecção carente de solução, na maioria das vezes na infância. Durante a crise asmática o espasmo e edema e a hipersecreção são fatores responsáveis pela obstrução brônquica o que faz com que a inspiração seja rápida e superficial e a expiração longa e ineficaz o que leva a hiperinsuflação pulmonar ocorrendo alteração da mecânica ventilatória. Durante a crise, a asmática procura adotar posturas que facilitam a ação dos músculos acessórios da respiração onde entra a ação do fisioterapeuta que terá como objetivo traçar um plano de tratamento ideal para o asmático.
O tratamento fisioterapeutico é longo e torna necessárias a orientação dos familiares e a presença deles nas seções dando apoio e incentivo e serão conscientizados sobre a conduta e medidas a serem tomadas.
A fisioterapia tem como objetivo melhorar a mecânica ventilatória garantindo melhor ventilação e menor consumo de energia, através da limpeza brônquica, relaxamento, exercício de respiração, diafragmática, de respiração costal, e fortalecimento da musculatura respiratória. Tentar levar o asmático superar sua crise controlando a respiração através de exercício logo que perceba que irá iniciar a crise. Correção e prevenção de deformidades torácicas e posturais, causadas pela intensidade e freqüência de crises.
A fisioterapia tem grande importância para a vida de um asmático o que irá auxiliar sua família através da redução da freqüência e intensidade de crises, de intensidade e dando segurança diminuindo para ele e seus familiares.

Referencia bibliográfica: http://pediatriasaopaulo.usp.br/upload/pdf/777.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário