sexta-feira, 28 de maio de 2010

O Islamismo




O islamismo foi fundado no ano de 622, na região da Arábia, atual Arábia Saudita. Seu fundador, o profeta Maomé, reuniu a base da fé islâmica num conjunto de versos conhecido como Corão.
Maomé nasceu em Meca, no ano de 570. Órfão de pai e mãe foi criado pelo tio, membro da tribo dos coraixitas. De acordo com historiadores, tornou-se conhecido pela sabedoria e compreensão, tanto que servia de mediador em disputas tribais. Adepto da meditação, ele realizava um retiro quando afirmou ter recebido a primeira revelação de Deus através do anjo Gabriel. Na época, ele tinha 40 anos. As revelações prosseguiram pelos 23 anos restantes da vida do profeta.
A base da fé islâmica é o cumprimento dos desejos de Deus, que é único e incomparável. A própria palavra Islã quer dizer "rendição", ou "submissão". Assim, o seguidor da religião islâmica deve obedecer às escrituras, orar e glorificar apenas seu Deus e ser fiel à mensagem que Maomé trouxe.
O seguidor do islamismo tem como algumas de suas obrigações "promover o bem e reprimir o mal", evitar a usúria e o jogo e não consumir o álcool e a carne de porco.
Os muçulmanos acreditam no dia do juízo final e na vida após a morte, quando o praticante da religião recebe sua recompensa ou sua punição pelo que fez na Terra. Acreditam também na unidade da "nação" do Islã - uma crença simbolizada pela gigantesca peregrinação anual a Meca, que reune muçulmanos do mundo todo, lado a lado.
Os cinco pilares do islamismo formam a estrutura de vida do seguidor da religião. São eles: Pronunciar a declaração de fé intitulada chahada, Realizar as cinco orações obrigatórias durante cada dia, no ritual chamado salat, Fazer o que puder para ajudar quem precisa, no chamado zakat, Jejuar durante o mês sagrado do Ramadã, todos os anos, Realizar a peregrinação a Meca, o haj.
O corão livro sagrado dos muçulmanos reúne todas as revelações de Deus feitas ao profeta Maomé através do anjo Gabriel. No Corão estão instruções para a crença e a conduta do seguidor da religião - não fala apenas de fé, mas também de aspectos sociais e políticos. Dividido em 114 "suratas" (capítuolos), com vários versículos cada o número varia de 3 a 286 versículos. O complemento para sua leitura é a Sunna, coletânea de registros de discursos do profeta Maomé, geralmente em linguagem mais clara e fluente.
Os muçulmanos estão divididos entre sunitas, o grupo e xiitas.
Há vários pontos polêmicos como: homem bomba,o uso do hijab (véu) para as mulheres,circuncisão feminina,poligamia masculina,e vários outros.
A fé representa a expressão de uma aproximação abrangente entre o conhecimento ilimitado de Deus e a capacidade do cérebro humano. Este capaz de aperceber-se desta ciência divina e a sua assimilação, representação e transformação em um ato verificável e um comportamento.
Medicina islâmica: Não é nada mais que o conjunto dos conhecimentos e meios de toda ordem postas para a prevenção, cura, ou abrandamento das doenças. Sendo estas de dois tipos: Doença do Ø kalb (coração (não o órgão coração))
e doença do badan (corpo). As do corpo e as do Ø kalb; incluindo estas, também, toda a sorte de doenças sociais. Todas passíveis de cura mediante a islamizarão.
Referências:veja.abril.com.br/...exclusivo/iluminismo/index.html;

http://www.sbmrj.org.br/Ciencia-milenio.htm;
PT.wikipedia.org/wiki/islão;
wwogalileo.com.br/.../PR-presidente-da-assembleia-na-pb-seconverte-ao-islamismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário