domingo, 1 de novembro de 2009

BENEFÍCIOS DA GINÁSTICA LABORAL NA PREVENÇÃO DOS D.O.R.T.

(Postado por: Leiliane, Valquíria, Karine, Gustavo e Wellington)


Os DORTS (distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho) é definido como transtornos funcionais, mecânicos e lesões de músculo, tendões, fáscias ou bolsas articulares, ocasionados pela utilização incorreta dos membros superiores, resultando em fadiga, queda da performance no trabalho, incapacidade temporária e conforme o caso pode evoluir para uma síndrome dolorosa crônica e, nesse caso agrava o estado psíquico do trabalhador..

A ginástica Laboral surge como um instrumento para melhoria da qualidade de vida do trabalhador, ela é aplicada no ambiente de trabalho e trabalha com a musculatura mais requisitada durante a jornada de trabalho. É efetuada através de exercício de alongamentos com o objetivo de prevenir as D.O.R.T. e reduz os estresse psicológico.

Um estudo realizado em funcionários da Universidade Paranaense – UNIPAR, da cidade de Umuarama, verificou os benefícios da ginástica laboral para prevenção dos D.O.R.T. Participaram dos estudos 40 funcionários dos serviços gerais que aceitaram participar de todas as atividades, todas do sexo feminino, que foram avaliadas antes e após a Ginástica Laboral por meio de questionários. O programa de Ginástica Laboral foi desenvolvido dividindo em dois grupos, 2 vezes na semana, durante as pausas da jornada de trabalha, com duração de 30 minutos, em um período de seis meses, totalizando 48 sessões.

Os dados da pesquisa, após a primeira aplicação do questionário, revelaram que 100% dos funcionários não realizavam revezamento de tarefas, permanecendo na mesma atividade durante toda jornada de trabalho, o que sobrecarregava alguns grupos musculares o que poderia ocasionar D.O.R.T.. As pausas eram realizadas 2 vezes ao dia com duração de 15 minutos cada, do ponto de vista ergonômico elas deveriam acontecer a cada 1 ou 2 horas dependendo da atividade. De acordo com os resultados 80% dos funcionários relataram sentir algum tipo de dor. Após a intervenção 75% obtiveram melhora da dor. Segundo outro estudo sobre Ginástica Laboral, constatou que os exercícios de alongamento e relaxamento auxiliaram a percepção corporal, fazendo com que os funcionários adotassem uma postura mais adequada e conseqüentemente obtiveram alívio da dor. A ginástica laboral influenciou positivamente no nível de satisfação das funcionárias, pois após o programa 97% relataram ter contribuído para sua motivação; 95% melhor disposição; e 95% melhor humor para realizar suas atividades, contribuindo para qualidade de vida.

Os índices de D.O.R.T. estão cada vez mais elevados, necessitando cada vez mais de programas de prevenção para a resolução deste problema. O estudo constatou que após a intervenção através da Ginástica Laboral, houve uma redução considerável na dor das funcionarias o que melhorou a qualidade de vida, humor, motivação e disposição para enfrentar a jornada de trabalho, atuando positivamente na prevenção de doenças ocupacionais.

Link.do.Artigo: http://revistas.unipar.br/saude/article/viewFile/1520/1335

Nenhum comentário:

Postar um comentário