quarta-feira, 11 de novembro de 2009

A construção de vigilância e prevenção das doenças crônicas não transmissíveis no contexto do Sistema Único de Saúde



Postado por: Bárbara, Lílian, Michlle, Natália e Thalita

As DANT são de etiologias multifatoriais e compartilham vários fatores de riscos que podem ser modificados, como: tabagismo, sedentarismo, dieta(alimentação inadequada), obesidade e consumo de álcool. São responsáveis por uma parcela significativa e crescente na carga de doençasno Brasil, sendo aproximadamente dois terços das doenças do Brasil não transmissíveis ou causada por fatores externos. Por causa da mudança do perfil epidemiológico brasileiro, com aumento de DANT, é consequência da urbanização, melhorias no campo da saúde, saneamento básico, mudanças no estilo de vida e da globalização. As DANT não são um "resultado inevitável" da sociedade contemporânea, e sim um mal a ser prevenido, geralmente a baixo custo.
Segundo a OMS, por serem responsáveis pela maioria das moretes, as DANT permanecem negligenciadas, não constando como prioridade para os governos de todo o mundo, portanto também no Brasil. Logo, é preciso ampliar a divulgação e a sensibilização dos gestores do SUS sobre o probelma, para que a vigilância e o controle das DANT seja uma prioridade.
É possível corrigir e adotar novas ações para ajudar a derrubar o mito de que as DANT não possuem prevenção. Para isso é preciso que o SUS priorize e vigilância e prevenção e ter disposição e determinação para conhecer o modo de maniufestação dessa epidemia na população, já que ferramentas epidemiológicas são de extrema necessidade. Porém, ainda falta muito investimentopara melhorar o retrato das mesmas no Brasil.

Artigo completo: http://scielo.iec.pa.gov.br/pdf/ess/v15n3/v15n3a06.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário