terça-feira, 10 de novembro de 2009

IMPACTO DA REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL NO TRATAMENTO DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA DE ESFORÇO FEMININA

(Postado por: Bruna Tolentino, Danielle Andrade, Fernanda Medeiros, Gabriela Magalhães, Suellen Nunes, Thamires Carvalho)

A incontinência urinária (IU) é definida como a perda involuntária de urina, que afeta muitas pessoas em diferentes faixas etárias. A incontinência urinária de esforço (IUE) é a causa mais comum de IU entre as mulheres. A IUE é a perda involuntária da urina no esforço ou exercício, em uma simples tosse ou espirro, representando muitas vezes problema social e psicológico. Isto acontece, porque a mulher sofre, no decorrer dos anos, alterações posturais causadas por fatores como gravidez, parto, obesidade, alterações nas curvas fisiológicas da coluna vertebral, atividades esportivas, atividades profissionais, dentre outros, que podem desestruturar sua bacia pélvica. A IUE é a perda da urina que surge com aumentos da pressão intra-abdominal, principalmente ao serem realizados esforços. Existe ligação entre a pelve e a cavidade abdominal, sendo que as variações de pressão na cavidade abdominal são transmitidas para as estruturas pélvicas, podendo assim desestruturá-las.
O estudo realizado teve como objetivo avaliar os efeitos da reeducação postural global (RPG) em mulheres que sofrem de IUE, bem como a qualidade de vida dessas mulheres. O tratamento busca realinhar os eixos ósseos, eliminar pontos de tensão exagerada e flacidez dos músculos, reorganizar a tensão nas cadeias musculares e colocar o centro de gravidade do corpo no centro da bacia. Como conseqüência, espera-se desenvolver uma estrutura pélvica presente no esquema corporal, com maior consciência e maior atividade dos músculos do assoalha pélvico e aumentar a capacidade de controle ativo eficaz das funções esfincterianas.O bom equilíbrio da bacia depende da condição postural. A bacia bem posicionada propicia o equilíbrio dos órgãos pélvicos dentro da cavidade abdominal, o que favorece suas funções. Neste estudo, foram selecionadas 26 pacientes, todas com queixa clínica de IUE. A idade das pacientes foi de 23 a 72 anos, e o tempo de queixas foi de 1 a 23 anos. Os critérios de exclusão foram: pacientes que apresentaram distopias de grau III e IV, que fizessem uso de drogas anticolinérgicas ou com queixa de bexiga hiperativa. A avaliação incluiu anamnese, exame clínico, avaliação postural, exames de Urina I e urocultura e estudo urodinâmico. Foi utilizado para a realização do estudo, um questionário de qualidade de vida em que se investigou o impacto da IUE na qualidade de vida das pacientes. O questionário foi aplicado na avaliação inicial, no término do tratamento e no seguimento de seis meses. Foram realizadas sessões de RPG individuais, semanais, de 50 minutos, durante três meses. Posteriormente, as sessões passaram a ser quinzenais, por mais três meses, sendo que as pacientes tiveram acompanhamento por um período de seis meses após término do tratamento.
O método da RPG trabalha com o alongamento das cadeias musculares, através de posturas de alongamento. O método tem como objetivo reequilibrar os grupos musculares entre si, especialmente os músculos estáticos, começando pelo alongamento dos mais encurtados, que são responsáveis pela deformação. São oito famílias de posturas, em decúbito supino com ângulo aberto ou fechado das articulações coxo-femurais, com os braços abertos ou fechados, e posturas em carga, sentada e em pé. As posturas em decúbito permitem melhor abordagem manual do fisioterapeuta e as posturas em carga são mais ativas e proprioceptivas. Sempre se inicia o trabalho em posições de menor tensão da cadeia em questão, evoluindo no grau de alongamento, respeitando a condição individual de cada paciente, até chegar ao máximo de evolução. No término da sessão, a paciente é colocada em pé, onde os desequilíbrios são corrigidos manualmente pelo fisioterapeuta e ativamente pelo paciente para integração das correções no que se refere ao esquema corporal. Observou-se que das 26 mulheres selecionadas para o estudo, 25 concluíram o tratamento. No término do tratamento quatro mulheres (16%) estavam curadas, 18 mulheres (72%) apresentaram melhora significativa e três (12%) não apresentaram melhora. No seguimento de seis meses, seis mulheres (24%) apresentaram-se curadas, 16 mulheres (64%) mantiveram seu grau de melhora e três mulheres
(12%) não apresentaram melhora.

Conclui-se então, considerando os resultados obtidos, que a RPG induziu á melhora significativa dos sintomas de IUE em relação á satisfação da paciente, diário miccional e qualidade de vida das mesmas.

Artigo: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302008000100015&lang=pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário