sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A busca pela cura na religião

Nos últimos tempos, temos assistido a um grande aumento do número de novas religiões e de correntes esotéricas em todo o mundo, inclusive no Brasil. Esse fato pode ser resultado das demandas crescentes geradas pelas pessoas em seu cotidiano, bem como da busca de sentido para a vida em um mundo tão dinâmico e instável. Enquanto a ciência avança com novas descobertas tecnológicas e teorias revolucionárias, parte da população se volta para o divino, o mágico, à procura de soluções ou de respostas para o significado de estar no mundo.

A religião expressa uma vinculação da pessoa ao divino, e é nesse contexto de possibilidade de contato com o sobrenatural que as pessoas, se dirigem aos templos, principalmente aqueles que prometem, através da intercessão do divino, a resolução dos problemas dos seus seguidores.

Essa busca muitas das vezes está associada diretamente à saúde, por motivos pessoais ou até mesmo após resultados de exames médicos, os quais podem não ser muito agradáveis ou favoráveis para o paciente, restando apenas a busca pela cura no campo espiritual.

Devido à precariedade da saúde pública no país, muitas das pessoas de baixa renda buscam pelos templos para auxiliar na cura de males que não podem ser tratados pelos médicos, seja pela falta de profissionais ou pela falta de hospitais com capacidade de atendimento.

A busca pela cura por meio de ligações religiosas tem caráter de medicina popular, por ser algo sem custo que atrai milhares de fiéis em busca de cura ou apenas manter o seu bem-estar. As curas em alguns casos em que o paciente estava completamente sem esperanças diante da medicina são associadas aos chamados milagres, obtidos pelas pessoas que estavam em busca da cura por meios religiosos.

Conclui-se que, a medicina em conjunto com a religião e a fé pode trazer diversos benefícios aos que acreditam nos meios religiosos para cura de doenças, mantendo o bem-estar sem a necessidade de busca de métodos na medicina convencional.
Marcela Zattar

Fonte de pesquisa: http://scielo.bvs-psi.org.br/scielo.php?pid=S1414-98932004000300011&script=sci_arttext

Nenhum comentário:

Postar um comentário