terça-feira, 3 de novembro de 2009

Atividade física em crianças: promovendo a saúde do adulto


(Postado por:
AlineG,BarbaraD,CamilaZ,Célio,Glauciane A e Rafaella T)



O crescente processo de urbanização,e outros fatores populacionais têm determinado intensas restrições à atividade física na infância. Uma criança hoje gasta em média 600Kcal diárias a menos do que há 50 anos atrás. Uma criança assiste hoje, em média, a 27 horas de TV por semana - isso corresponde a sua principal atividade só sendo ultrapassada pelas horas de sono.As conseqüências da diminuição da atividade física (AF) para a saúde do homem são nefastas e bem conhecidas: (angina, infarto do miocárdio, doença vascular cerebral)
Etc.

Os benefícios não precisam vir necessariamente de exercícios físicos rigorosos, bastando serem moderados, contanto que praticados de maneira regular. Segundo o American College of Sports Medicine (ACMS) e o Center for Disease Control (CDC), todas os indivíduos, a partir da idade dos dois anos, devem desenvolver 30 minutos de atividade física de moderada a intensa atividade, durante a maioria (cinco dias) ou, preferencialmente, todos os dias da semana. Os indivíduos que não se enquadram dentro desse conceito são considerados sedentários.

O melhor exercício é aquele que se pode fazer regularmente. A atividade física para crianças não pode ser punitiva e nem necessariamente competitiva, mas sempre prazerosa. Aderência é fundamental. O hábito da atividade física deve perdurar por toda a vida.Dessa forma, o exercício físico regular pode prolongar a vida, torná-la mais saudável e alegre.A atividade física vem sendo recentemente listada como um dos principais indicadores de saúde. A Organização Mundial de Saúde (OMS) vem estimulando a participação dos profissionais de saúde dentro deste tema.

Os benefícios da atividade física regular e contínua são bem estabelecidos e irrefutáveis. Infelizmente, no nível de atenção primária à saúde, os profissionais de saúde ainda não têm dispensado a atenção necessária ao tema. A sua promoção deve fazer parte dos cuidados de rotina para o bem estar da criança e do adulto. Ser fisicamente ativo desde a infância, apresenta muitos benefícios, não só na área física, mas também nas esferas social e emocional, e pode levar a um melhor controle das doenças crônicas da vida adulta.




YouTube Video1 ://www.youtube.com/watch?v=L1bbk3eUEOY
(Beneficios da Atividade Fisica)

YouTube Video 2://www.youtube.com/watch?v=L1bbk3eUEOY
(Mexa-se)

Um comentário:

  1. Assunto atual
    e expressa bem jovens de hje futuro de amanha!!

    ResponderExcluir