sexta-feira, 30 de outubro de 2009

A Humanização no atendimento médico faz diferença na recuperação do paciente, segundo Siufi

(Postado por Rafael Cestaro - Representande do Grupo)

A humanização no atendimento médico passa pela qualidade do serviço prestado ao paciente, sem que haja distanciamento do profissional da área da saúde. Sendo assim, a interação, entre ambas as partes, nesse processo, torna-se primordial. Essa constatação foi proferida, na noite desta segunda-feira (28), pelo
presidente da Câmara Municipal, o vereador Paulo Siufi (PMDB), que ministrou palestra para os alunos do Curso Técnico de Enfermagem do Instituto de Educação Paulo Freire.Como médico e pediatra há 21 anos, Siufi relatou durante sua explanação, os requisitos necessários para que se tenha êxito nas diferentes situações emergenciais do dia-a-dia da área da saúde. "Tenho certeza de que a profissão que a gente escolhe é o dom que Deus te dá. Não se pode trabalhar na área da saúde sem os aspectos primordiais e um deles é a humanização. Não adianta ter teorias, conhecimentos, se não tivermos o ser humano como peça principal", afirmou Siufi.

Segundo Paulo Siufi, a humanização do atendimento requer analise de fatores individuais de cada paciente, no sentido de compreender suas emoções, crenças, valores, medos, angustias e dúvidas. "Tem de respeitá-lo, ver suas preferências. Encontrar, de forma inteligente, um método que possa satisfazê-lo da melhor maneira. Um médico, por exemplo, demonstrar preocupação com a qualidade do sono do paciente, efeitos colaterais. Sempre tive a Santa Casa como referência, mas muitos têm receio de entrar lá. Existem bons profissionais como em todos os lugares, o que vale é a ação que cada um de vocês irão fazer.

Ao enfatizar a relevância do interesse do profissional da saúde aos problemas do seu paciente, Siufi colocou que com o avanço da globalização e a celeridade mundial dos acontecimentos, a tendência hoje, como modelo de prestação de serviço na área da saúde é a apresentação de ótimos resultados, mais que isso. É a junção de conforto e segurança para o paciente e para a família. "É muito importante apresentar interesse sobre a patologia do paciente, o prognóstico e tratamento. A interatividade é importante, do contrário o nosso silêncio pode passar por desleixo. Como médico já passei por inúmeras experiências, positivas e negativas. Acredito no trabalho em equipe. Ninguém consegue nada sozinho. Jesus precisou de 12 para acompanhá-lo, na sua vida pública. Tudo é feito em equipe. Mesmo que façam de tudo e não tenham êxito, ou recebam críticas, não desanimem. Quando você humaniza o atendimento a recuperação do paciente torna-se muito mais rápida. Deus faz a parte dele e nós temos que fazer a nossa parte", finalizou.


Um comentário:

  1. Espero que gostem do post e de como ele foi feito. Obrigado!

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