quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Atividade Física durante a pré-menopausa e probabilidade de contrair o câncer de mama.

(Postado por Camila de Souza, Eneida Lilian, Júlia Guimarães, Raiane Daiara, Tairine Lopes)


Estudos realizados têm demonstrado que a atividade física na pós-menopausa faz com que a mulher tenha uma menor probabilidade de contrair o câncer de mama. Pesquisadores de várias universidades, hospitais e programas de prevenção do câncer de mama dos EUA se juntaram para saber se a atividade física está associada com a menor incidência de câncer de mama antes da menopausa, e, em caso afirmativo, qual o período da idade e a intensidade dos exercícios físicos são necessários para que isto ocorra.
Participaram de uma pesquisa 64.777 mulheres na pré-menopausa e foram utilizados questionários e modelos de regressão de COX (prostaglandinas sintases, ou seja, são enzimas que catalisam a produção de mediadores lipídicos a partir do ácido araquidônico) para examinar a relação entre atividade física, idade e intensidade dos exercícios. Durante seis anos, 550 mulheres na pré-menopausa desenvolveram o câncer de mama, as mulheres que tinham uma vida ativa na prática de exercícios físicos obtiveram 23% a menos de chance de contrair câncer de mama antes da menopausa, e o resultado é melhor ainda quando se trata de mulheres que iniciaram a atividade física a partir dos 12 anos de idade.
Assim, pode-se concluir com base nesta pesquisa e outros conhecimentos, que o exercício físico está associado ao câncer de mama, de modo que ele pode sim reduzir o risco de se ter esta doença antes da menopausa.



LINK DO ARTIGO: http://www.jnci.oxfordjournals.org/cgi/content/abstract/100/10/728




Nenhum comentário:

Postar um comentário