sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Melhora do equilíbrio em idosos mediante a exercícios vestibulares

(Postado por: Aline G.; Bárbara Dabien; Camila Z.; Célio Z.; Glauciane Rezende; Rafaela T.)

Atualmente, as quedas em idosos se tornaram um grande problema de saúde pública, fato decorrente do auto índice de mortalidade, morbidade e despesas onerosas para a família e a sociedade 1. Em primordial instância as quedas se dão por uma perda de equilíbrio: a habilidade do sistema nervoso em detectar antecipadamente, como momentaneamente, a instabilidade e de gerar respostas coordenadas que tragam de volta para a base de suporte o centro de massa corporal2.

Dentre os variados fatores que predispõe a falta de equilíbrio, consequentemente a queda, destacam-se: o avanço da idade, a limitação funcional, fraqueza muscular, riscos ambientais, uso de medicamentos psicotrópicos, sexo feminino e déficit visual1.. Na manutenção do equilíbrio inúmeras estruturas do sistema nervoso central e periférico estão envolvidas, bem como o sistema vestibular, referencial absoluto em relação a outros, como o visual e somatossentivo, na regulação do equilíbrio2.

A Combinação dos fatores envelhecimento e sexo feminino é preponderante na causa de quedas. Estudos relatam que mulheres idosas apresentam maior propensão para quedas, devido a menor massa magra e força muscular, maior prevalência de doenças crônico degenerativas e exposição às atividades domésticas. Entretanto a melhora do equilíbrio e a redução da possibilidade de quedas podem ser conseguidos através de programas específicos de treinamento.

Um estudo experimental publicado na Revista Brasileira de Otorrinolaringologia, em 2005, realizado por Ribeiro e Pereira2, revelam que exercícios vestibulares, como os de Cawthorne e Cooksey, poderiam implementar meios para um rearranjo das informações sensoriais periféricas, permitindo que novos padrões de estimulação vestibular, necessários em novas experiências, passem a ser realizados de forma automática2 . Os exercícios de Cawthorne e Cooksey consistem em um programa de reabilitação vestibular que envolve: movimentos de cabeça, pescoço e olhos; exercícios de controle postural em várias posições (sentado, em apoio bipodal e unipodal, andando); uso de superfície de suporte macia para diminuição do imput proprioceptivo; exercícios com olhos fechados para abolição da visão 2.

Segundo Ribeiro e Pereira2, o treino de equilíbrio através dos exercícios supracitados promove melhoras significativas nas reações de equilíbrio, consequentemente diminuindo a possibilidade de quedas. Além do mais exercícios como os de Cawthorne e Cooksey possuem baixo custo e são de fácil explicação e possuem o caráter de serem preventivos ou curativos.


Assim sendo, indivíduos idosos, independente de serem homens ou mulheres, ou de relaterem distúrbios do equilíbrio ou evento de queda têm muito a ganhar quando submetidos a exercícios de estimulação vestibular. Numa sociedade em que a expectativa de vida a cada dia aumenta é importante que se pense em medidas que favoreçam uma melhor qualidade de vida da população idosa.


1. RESENDE, SM; RASSI, CM. Efeitos da hidroterapia na recuperação do equilíbrio e prevenção de quedas em idosas. Revista Bras. Fisioter. Vol. 12 – no 01 – 2008. p. 57-63. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbfis/v12n1/11.pdf>. Acesso em: 27 de outubro de 2009.


2. RIBEIRO, Angela dos Santos Bersot; PEREIRA, João Santos. Melhora do equilíbrio e redução da possibilidade de queda em idosas após os exercícios de Cawthorne e Cooksey. Revista Bras. Otorrinolaringol.– Vol. 71 – no 01 – Jan/Fev, 2005. p. 38-46. Diponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992005000100008>. Acesso em: 22 de outubro de 2009.






















Um comentário:

  1. É importante se pensar na qualidade de vida dos idosos,lembrando que sua espectativa de vida aumenta a cada ano e é uma grande aréa de trabalho futuro.

    ResponderExcluir