quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Atividade Física em indivíduos portadores de necessidades especiais


(Postado por Jéssica Carvalho - Monitora)

Em 2008, foi publicado pela Revista Brasileira de Medicina do Esporte vol.14 no.3 Niterói maio/junho, um artigo que tem como título: Fatores de risco para a síndrome metabólica em cadeirantes – jogadores de basquetebol e não praticantes, dos autores Rafael Quintana e Cassiano Merussi Neiva. Nesse artigo foram discutidas as alterações bioquímicas e metabólicas indesejáveis resultantes do sedentarismo em indivíduos portadores de deficiência física, o que pode desencadear obesidade, dislipidemia, obesidade, síndrome metabólica e doenças cardiovasculares .

Esse estudo descritivo de coorte transversal da população de portadores de deficiência física engloba em sua amostra 14 portadores de paraplegia (lesados medulares em T2-L5), 5 amputados de membros inferiores e 8 indivíduos com sequela de poliomielite totalizando assim 27 homens. Foram montados dois grupos, um com 15 jogadores de basquetebol cadeirantes (JBC) e outro grupo com 12 pessoas não jogadores de basquetebol (NJBC).

Com base nos resultados obtidos, como a diminuição de deposição de gordura central e controle da glicemia demonstrado pelo grupo dos jogadores quando comparados aos não jogadores, conclui-se que a prática de atividade física regular possui papel significativo na prevenção de enfermidades crônico-degenerativas, especialmente a síndrome metabólica e doenças cardiovasculares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário