quinta-feira, 29 de outubro de 2009

ALTERAÇÕES POSTURAIS CAUSADA PELA OBESIDADE

Postado por: Elaine F. Baeça; Estefânia E. V. Magalhães; Graziele S. Tavares; Mariana M. Barsano; Mayara R. dos Santos.

A obesidade é uma enfermidade crônica caracterizada por acúmulo excessivo de gordura, determinando maior suscetibilidade a disfunções crônico-degenerativas. A obesidade quando persistente sobre o aparelho musculoesquelético e locomotor, pode causar importantes alterações no padrão postural normal. Segundo Mota (1991), descreve boa postura como uma situação onde o centro de gravidade de cada segmento corporal está localizado numa posição ótima, onde há um equilíbrio musculoesquelético que protege as estruturas e previnem o corpo de lesões e deformidades progressivas. Caso haja desvio do centro de gravidade, inúmeras alterações podem ocorrer. Sacco et al (2007), observaram que a associação da obesidade com alterações posturais ocasionadas pelo excesso de massa corporal leva á diminuição da estabilidade e aumento das necessidades mecânicas para a adaptação corporal. A postura de crianças obesas foi descrita como de abdome protuso, desvio ao deslocamento anterior do centro de gravidade, aumento a lordose lombar e a inclinação anterior ou anteversão da pelve. A cifose torácica acentua-se, ocasionando aumento da lordose cervical e deslocamento anterior da cabeça. Com a evolução do quadro, instalam-se encurtamentos e alongamentos excessivos que, em combinação com a inclinação anterior da pelve, ocasionarão rotação medial dos quadris e aparecimento de joelhos valgos e pés planos (CICCA; JOÃO; SACCO, 2007). É importante lembrar que 80% das crianças irão se tornar adultos obesos (LEMES; MORAES; VÍTOLO, 1997), e que grande parte dos problemas posturais apresentados na população adulta provêm da postura inadequada durante a infância (MOTA, 1991).

REFERÊNCIAS
CICCA, L. O.; JOÃO, S. M. A.; SACCO, I. C. N. Caracterização postural dos membros inferiores de crianças obesas de 7 a 10 anos. Fisioterapia e pesquisa: [Universidade de São Paulo], São Paulo, v. 14, n. 2, p. 40-47, maio 2007.

LEMES, S. O.; MORAES, D. E. B.; VÍTOLO M. R. Bases psicossomáticas dos distúrbios nutricionais na infância. Revista Nutrição PUCCAMP, Campinas, v.10, n. 1, p. 37-44, jun.1997.

MOTA, J. A. P. S. A postura como factor de observação na escola. Revista Brasileira Ciência Movimento, [S.l.], v.5, n.2, p. 36-40, 1991.

Um comentário:

  1. Muito interessante, mostra a aplicação da cinesio vista em sala. ( Paulo J. )

    ResponderExcluir