É indicado para o tratamento de distúrbios músculos-esqueléticos, prevenção de patologias psicossomáticas e males causados pelo stress, devido ao seu efeito bastante relaxante.
O sistema autônomo, através das conexões que existem na ponte e bulbo, tem forte influencia sobre o sistema cardiovascular, que em situações de estresse prepara o organismo para um estado de “luta e fuga”, e para isso há adaptações como o aumento da PA e freqüência respiratória. Esse estresse causa um aumento da pressão arterial por causa da vasoconstrição que ocorre pela ativação do sistema simpático para o aumento do debito cardíaco.
A massagem shiatsu vai entrar para trabalhar na prevenção de doenças, no relaxamento, no bem-estar físico e mental. Ela também melhora o fluxo linfático e sanguíneo, bem como diminuir dor, por alivio de tensão e conseqüente liberação da tríade dor-tensão-dor.
Em um estudo feito em indivíduos de
Concluímos a técnica de shiatsu produz um efeito sobre a pressão arterial num primeiro momento, pois age no sistema nervoso autônomo através dos pontos reflexos e assim estimula a diminuição da mesma.
Link do artigo: www.unifesp.br/dneuro/neuroc
Nenhum comentário:
Postar um comentário