(Postado por Larisse Mendes - Monitora)
Este estudo procurou compreender como a intensidade de dor influencia a capacidade funcional de indivíduos obesos com osteoartrite de joelho, que é uma doença crônica que acomete a cartilagem articular provocando alterações ósseas, dor e rigidez articular. A obesidade é um dos principais fatores de risco para essa doença e o excesso de peso já supera os níveis de baixo peso em todas as regiões, sendo que 13% das mulheres e 8% dos homens no Brasil são considerados obesos.
A amostra deste estudo foi constituída de 31 mulheres e 4 homens com idade média de 51,65 anos e peso médio de 102,3 quilos. A capacidade funcional desses voluntários foi avaliada por quatro testes de velocidade - marcha usual, marcha rápida, subir e descer escadas.
Os resultados mostraram maiores níveis de dor em atividades associadas às escadas em relação à marcha no plano, sendo que as atividades de descer escadas apresentou um nível de dor significativamente maior se comparadas às atividades de subir escadas.
Pode-se concluir que a intensidade de dor está relacionada à capacidade funcional dos indivíduos obesos com osteoartrite de joelho, de forma moderada. Portanto, para minimizar os efeitos deletérios dessa doença crônica são indicados recursos de tratamento como a fisioterapia para proteger e potencializar a articulação melhorando a capacidade funcional do indivíduo.
LINK PARA O ARTIGO: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-35552006000200012&lang=pt&tlng=pt
LINK DE VIDEO 1:
LINK DE VIDEO 2:
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL696436-15605,00.html
Parabéns a PUCA Minas por dar voz aos seus alunos por meio das mídias sociais!
ResponderExcluirEsta é uma univesidade que aproveita bem os recursos digitais para o desenvolvimento dos seus estudantes!
Parabéns à Larisse Mendes pela revisão bibliográfica e visão crítica de um estudo tão interessante!!!
Um gde abraço!
Web 2.0 é isso, compartilhar para crescer!!!
Pedro